• Carregando...

O economista e vencedor do Prêmio Nobel, Muhammad Yunus, estará em Curitiba neste domingo (3) para uma série de palestras no Congresso Internacional de Negócios Sociais e Empreendedorismo, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

Yunus foi premiado com o Nobel em 2006 pela criação do Grameen Bank (Banco do Povo), que desenvolveu um sistema de microcrédito para empréstimos voltados a pobres em Bangladesh, sua terra natal.

O economista ministrará uma palestra sobre empreendedorismo com foco em negócios sociais, no Teatro Guaíra, a partir das 14h45 de domingo. A entrada é gratuita, mas os ingressos já estão esgotados.

Nascido em 1940, em Chittagong, capital comercial de Bangladesh, Yunus se formou em economia após ganhar uma bolsa para estudar nos Estados Unidos. Ele recebeu seu título de PHD pela Universidade de Vanderbilt, no Tenesse, e em 1972, se tornou o chefe do departamento de economia da Universidade de Chittagong.

Em 1974, durante uma excursão com seus alunos a uma aldeia pobre, ele conheceu uma artesã precisou pedir um pequeno empréstimo, com juros que passavam de 10% por semana, o que não permitia que ela tivesse lucros. Yunus percebeu se não fossem criadas condições melhores para os trabalhadores pobres, eles nunca conseguiriam crescer. Foi assim que surgiu a ideia Grameen Bank.

Evento

O congresso continua na segunda-feira (4), com atividades no auditório Professor Doutor Ulysses de Campos, no setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. Às 9h30, a professora Giulia Galera, da Universidade de Trento (Itália), fala sobre negócios sociais e empreendedorismo sob a visão europeia.

A seguir, a professora Graziela Comini, da Universidade de São Paulo (USP), discute as tendências norte-americanas na área. Às 15h, representantes das empresas Solidarium e Terra Nova trazem seus cases para uma mesa-redonda sobre o empreendedorismo social no Brasil.

O evento da UPFR tem como objetivo sensibilizar e despertar alunos e professores para o empreendedorismo e os negócios sociais dentro da universidade. No domingo, antes da palestra de Muhammad Yunus, acontece o lançamento do livro digital “Empreendedorismo com foco em Negócios Sociais”, um dos produtos do projeto homônimo nascido de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná e o Sebrae.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]