• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A produção industrial encolheu 8,9% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa divulgada hoje pelo IBGE. No ano até julho, a queda é de 6,6%. Já no acumulado de 12 meses, a indústria tem retração de 5,3%. Em relação a junho, a queda foi de 1,5%.

É a décima sétima taxa negativa seguida na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o que representa desempenho negativo há quase um ano e meio. Com relação ao mês anterior, é a segunda variação negativa consecutiva, acumulando recuo de 2,4%. A produção industrial caiu 0,3% em junho, após alta de 0,6% em maio.

O resultado ruim para a indústria já tem sido observado em outras pesquisas do IBGE. Na última sexta-feira, o instituto anunciou a retração de 1,9% do PIB no segundo trimestre de 2015. Segundo os dados, a indústria contraiu 4,3% em relação ao primeiro trimestre, a pior desde o primeiro trimestre de 2009, quando encolheu 5,9%.

Setores

A produção da indústria de bens de capital caiu 1,9% em julho ante junho, enquanto na comparação com julho de 2014 o indicador mostrou queda de 27,8%. No acumulado do ano, houve queda de 20,9% na produção de bens de capital em relação a igual período de 2014. Já no acumulado em 12 meses até julho, o recuo é de 16,8%.

Em relação aos bens de consumo, a pesquisa registrou queda de 1,1% na produção na passagem de junho para julho. Já na comparação com julho do ano passado, houve recuo de 10,1%. No acumulado do ano, a queda é de 8,7%, enquanto a taxa em 12 meses é de -6,2%.

Na categoria de bens de consumo duráveis, o mês de julho exibiu aumento de 9,6% na produção ante junho e queda de 13,7% em relação a igual mês de 2014. Entre os semiduráveis e os não duráveis, a produção caiu 3,4% em julho ante junho e recuou 9,2% na comparação com julho do ano passado.

No caso dos bens intermediários, o IBGE informou que a produção diminuiu 2,1% em julho ante junho. Em relação a julho de 2014, essa atividade caiu 5,6%. No acumulado do ano, o instituto observou queda de 3,4% na produção da categoria, enquanto a taxa em 12 meses ficou em -3,2%.

Alimentos

A produção de alimentos caiu 6,2% em julho ante junho e exerceu a principal influência negativa na queda de 1,5% na indústria no período, apontou o IBGE. O resultado surpreendeu os analistas, que esperavam, na pior das hipóteses, uma retração de 0,6% na atividade nesse confronto.

Ao todo, 14 dos 24 ramos investigados pelo órgão tiveram retração na produção na passagem do mês. Outros destaques negativos foram bebidas (-6,2%), produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,7%), indústrias extrativas (-1,5%), produtos de madeira (-7,6%) e produtos de metal (-1,8%).

Por outro lado, estão entre os que tiveram crescimento na produção em julho ante junho os segmentos de máquinas e equipamentos (6,5%), veículos automotores (1,4%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (3,2%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]