• Carregando...

A produção industrial subiu 2% em janeiro, de acordo com a Pesquisa Mensal da Indústria (PIM-PF), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (4). Em relação ao mesmo período do ano passado, houve recuo de 5,2%.

Em 2014, a produção industrial brasileira encolheu 3,2%, no pior tombo desde 2009 (7,1%). Somente em dezembro, a indústria registrou recuo de 2,8% em relação ao mês anterior e 2,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O resultado negativo no ano foi influenciado pela queda generalizada em todos as chamadas grandes categorias econômicas acompanhadas pelo IBGE. A pior taxa foi registra no segmento bens de capital, indicador do nível de investimento: queda de 9,6%.

Crise de confiança

A indústria brasileira tem sofrido com a queda da confiança de empresários e de consumidores, o baixo crescimento da economia brasileira, além da crise de parceiros importantes como a Argentina. No ano passado, durante a Copa do Mundo, sofreu o impacto de menos dias úteis e conviveu com problemas históricos de competitividade. Os níveis do estoque da indústria ainda estão elevados.

Ontem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que devolveu ao governo a Medida Provisória 669, que fez uma revisão da política de desonerações sobre a folha de pagamento que beneficia alguns setores da indústria, alegando inconstitucionalidade. Logo após o anúncio da devolução da MP, a presidente Dilma Rousseff assinou, um projeto de lei com urgência constitucional com o mesmo conteúdo, revendo as desonerações da folha de pagamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]