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O Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo, mas as bebidas ditas “especiais” ainda respondem por uma fatia pequena da produção – cerca de 4%, conforme dados de 2013 da consultoria britânica Mintel. O que chama atenção no mercado de cervejas especiais é o crescimento, de 36% em um intervalo de apenas três anos, segundo o mesmo levantamento.

Lojas especializadas em cervejas gourmet se multiplicam nas capitais e, mais recentemente, em cidades de médio e grande porte do interior. Com lojas de rua ou quiosques em shoppings, as franquias também pegam carona nessa mania. Favorecido por uma cultura cervejeira mais consolidada, o Paraná tem papel de destaque na expansão.

A curitibana Mestre-Cervejeiro.com , que abriu a primeira unidade franqueada em 2012, tem hoje 14 lojas em vários estados, e assinou contratos para abrir mais 20 até o fim do ano. “Esse mercado ainda tem muito a crescer. É um fenômeno ligado à vontade do brasileiro de saber mais sobre gastronomia e produtos gourmet, e a cerveja entrou com tudo nessa onda”, diz Daniel Wolff, proprietário da rede. A Mestre-Cervejeiro.com tem cinco lojas no Paraná – em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava e Cascavel – e deve abrir a sexta ainda neste ano, em Foz do Iguaçu.

A franquia Mr. Beer , com 83 lojas no país, tem sete unidades no Paraná – cinco em Curitiba, uma em Foz do Iguaçu e uma em Maringá. E, até 2017, quer abrir mais cinco no estado.

Outra empresa que aposta no mercado paranaense é a Beer4U , de São Paulo. Ela tem apenas uma loja própria, mas já está formatando sua franquia – aguarda apenas a certificação da Associação Brasileira de Franchising (ABF) – e pretende abrir quatro unidades em 2015: duas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Curitiba.

“O mercado curitibano é muito aquecido. Em termos de cervejarias e bares especializados, é mais avançado até que São Paulo, e quem diz isso são os consumidores”, diz o dono da Beer4U, o londrinense Eriton Soares. Segundo ele, o plano é abrir outra unidade no estado no ano que vem, em Londrina, Maringá ou Cascavel.

A gaúcha BeerCode , que tem sete lojas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, projeta para este ano ampliar a rede em 60% e o faturamento, em 100%, segundo a diretora da franquia, Ketlyn Zim. O foco, diz Ketlyn, está nas regiões Sul e Sudeste – mas ela não revela se uma loja no Paraná está nos planos.

  • MESTRE-CERVEJEIRO.COM - Investimento inicial: R$ 99 mil (quiosque) e R$ 128 mil (loja de rua) / Taxa de franquia: R$ 25 mil / Capital de giro: R$ 12 mil (quiosque) e R$ 14 mil (loja de rua) / Royalties: 4% / Taxa de publicidade: 2%. / Funcionários por loja: 1 / Faturamento médio: De R$ 25 mil a R$ 45 mil por mês, conforme o ponto (primeiro ano) / Lucratividade: De 12% a 16% (terceiro ano) / Prazo de retorno: 18 a 22 meses / Duração do contrato: 5 anos / Lojas existentes: 14 / Lojas no Paraná: 5 (Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel) / Rótulos: Em torno de 80, no início; algumas lojas já têm mais de 300 / Preços das cervejas: De R$ 7 a R$ 200.
  • MR. BEER - Investimento inicial: A partir de R$ 79 mil (quiosque de 4 a 6 metros quadrados); R$ 144 mil (9 metros quadrados); R$ 158 mil (12 metros quadrados); R$ 256 mil (loja de 80 metros quadrados) / Taxa de franquia: R$ 15 mil (microfranquia) e R$ 35 mil (demais) / Capital de giro: R$ 20 mil (quiosque) a R$ 80 mil (loja de rua) / Royalties: 10% do valor da compra / Taxa de publicidade: 4% das compras / Funcionários por loja: 2 (quiosque) e 4 (loja) / Faturamento médio: R$ 33 mil por mês (quiosques de 4 a 6 metros quadrados); R$ 62 mil por mês (quiosques de 12 metros quadrados e lojas) / Lucro líquido médio: De 10% a 20% do faturamento / Prazo de retorno: 18 a 24 meses / Duração do contrato: 5 anos / Lojas existentes: 83 / Lojas no Paraná: 7 (5 em Curitiba, 1 em Maringá e 1 em Foz do Iguaçu) / Rótulos: Aproximadamente 80 em quiosques e 150 em lojas / Preços das cervejas: De R$ 11,90 a R$ 49,90, na maioria dos casos.
  • BEERCODE - Investimento inicial: De R$ 83 mil a R$ 101 mil / Taxa de franquia: R$ 18 mil / Capital de giro: 3 meses do custo fixo da operação / Royalties: 5% do valor da compra / Taxa de publicidade: 1% do valor da compra / Funcionários por loja: 3 / Faturamento médio: R$ 50 mil por mês / Lucro líquido médio: De 10% a 15% do faturamento / Prazo de retorno: 18 a 24 meses / Duração do contrato: 3 anos / Lojas existentes: 7 / Lojas no Paraná: Não tem / Rótulos: 200 / Preços das cervejas: De R$ 9,90 a R$ 199 (incluindo kits para presente).
  • BEER4U - Investimento: R$ 170 mil / Taxa de franquia: R$ 25 mil / Capital de giro: R$ 60 mil / Royalties: 5% do faturamento / Taxa de publicidade: 1% sobre o faturamento / Funcionários por loja: 2. / Faturamento médio: R$ 60 mil por mês (primeiro ano) / Lucro líquido médio: De 10% a 15% do faturamento / Prazo de retorno: 22 meses / Duração do contrato: 5 anos / Lojas existentes: 1 (própria) / Lojas no Paraná: Não tem / Rótulos: 700 (franquias iniciam com no máximo 500) / Preços das cervejas: R$ 9,99 a R$ 249.
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