• Carregando...
Protótipo de carro sem volante desenvolvido pelo Google. | Divulgação
Protótipo de carro sem volante desenvolvido pelo Google.| Foto: Divulgação

A adoção de carros autônomos, como o modelo que está sendo desenvolvido pelo Google, é polêmica por causa das implicações legais. Quem seria culpado se houvesse um acidente causado por um problema de software? Há também a resistência de motoristas e passageiros em entregar o controle para um computador, uma desconfiança quanto à confiabilidade dos sistemas. Há boas razões para acreditarmos que as vantagens são maiores do que os riscos – tanto que os testes em vias públicas foram liberados recentemente na Califórnia. Listamos a seguir quatro motivos para apostarmos na tecnologia.

1. Humanos cometem erros

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, 32% dos acidentes nas estradas brasileiras são causados pela falta de atenção do motorista. Excesso de velocidade, ingestão de álcool e sonolência ao volante também são causas comuns. Falhas mecânicas são responsáveis só por 4,1% dos acidentes. Em outras palavras, os motoristas são os maiores responsáveis pelos acidentes.

2. Foco nem sempre é a direção

Gostamos de fazer outras coisas enquanto dirigimos, como usar o celular. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela operadora AT&T mostra que 61% dos motoristas admitiram que mandam mensagens de texto enquanto dirigem. Outros 33% usam o e-mail e 28% usam a internet.

3. Testes são seguros

O Google fez mais de 2,7 milhões de quilômetros de testes com seus 20 carros autônomos. Foram registrados apenas 11 acidentes com esses veículos. Todos pequenos e por culpa de outros motoristas.

4. Tecnologia funciona

Uma pesquisa da ONG Thatcham Research, cruzou dados de acidentes envolvendo 7 mil carros do modelo Volkswagen Golf com um sistema que mantém a distância do carro da frente e freia em caso de risco de colisão. A conclusão é de que, em um ano, o número de notificações de acidentes foi 45% menor do que entre outros carros da mesma categoria. Ou seja, a tecnologia claramente tem muito potencial para reduzir acidentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]