• Carregando...
 | /
| Foto: /

A Receita Federal anunciou a liberação, a partir de quarta-feira (7), da consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda de 2015, referente ao ano calendário 2014. Ao todo, o Fisco estima que R$ 1,4 bilhão sejam pagos a 1,233 milhão de contribuintes.

O lote também vai contemplar restituições dos exercícios de 2008 a 2014. O crédito bancário será realizado em 15 de outubro. Quem tem restituições referentes à declaração entregue este ano terá o valor corrigido em 6,46%, equivalente à taxa Selic acumulada de maio a outubro.

Saiba como fazer o cadastro no Simples Doméstico

Sistema exige habilidades mínimas com computador e internet. Contadores podem orientar empregadores

Leia a matéria completa

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Caso o contribuinte tenha restituição a receber e não conste nos lotes pode consultar a página da Receita, no serviço e-CAC, e acessar o extrato da declaração para ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Pagamento

O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico - pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço extrato de processamento, na página da Receita na internet. Para quem não sabe usar os serviços no e-CAC, a Receita disponibiliza vídeo com instruções.

Os dois últimos lotes regulares serão liberados em novembro e dezembro. Se estiverem fora desses lotes, os contribuintes devem procurar a Receita Federal: seus nomes podem estar na malha fina por erros ou omissões na declaração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]