• Carregando...
 | Reprodução/
| Foto: Reprodução/

O site Reclame Aqui, usado para que consumidores façam queixas sobre as empresas, foi, curiosamente, alvo de uma queixa nesta semana. A reclamação de um usuário: ter tentado “ludibriar clientes” no vídeo publicitário “O Jantar da Vingança”.

O filme mostra supostos executivos de companhias campeãs de queixas. Eles “provam do próprio veneno” ao receber um atendimento ruim em um restaurante. Mas a produção pode não ser exatamente uma “pegadinha real”.

Ao menos um dos três supostos executivos e o garçom presentes na produção - filmada durante um jantar no restaurante Più, em São Paulo - são atores, segundo o Blog do Curioso, do jornalista Marcelo Duarte. A informação foi obtida por meio de duas pessoas que participaram da gravação, informa o blog.

No filme, os profissionais não podem ser identificados e aparecem por trás de legendas como “diretor de marketing - empresa de Telecom”.

O Reclame aqui deu a seguinte resposta ao usuário:

O anúncio, que já obteve mais de 700 mil visualizações no YouTube desde quando foi publicado, em 29 de abril, mostra a reação de líderes empresariais ao péssimo atendimento que recebem. O garçom “atrapalhado” troca as bebidas e serve pão queimado e excesso de pimenta, por exemplo. Os diretores ficam furiosos. Um deles pede para falar com o gerente, que está “ocupado”.

Questionada sobre a veracidade das informações exibidas no vídeo, o Reclame Aqui disse que apenas a Grey, agência de publicidade responsável pela campanha, se posicionaria sobre o assunto.

“A filmagem envolveu atores e figurantes, mas os executivos convidados são reais”, disse a agência, em comunicado.

Depois, quando a Folha de S.Paulo perguntou especificamente se personagens que aparecem atrás das legendas identificados como executivos de companhias e que reclamam do atendimento no vídeo são de fato executivos, a agência disse que “a Grey e o Reclame Aqui, desde o início, decidiram que não vão revelar as identidades dos executivos - ou falar o nome das eventuais empresas deles”.

“O objetivo desta ação publicitária não é atacar os executivos ou uma empresa especificamente e, sim, incentivar o debate sobre os direitos do consumidor, de um modo geral”, completou.

A proposta declarada do vídeo, que comemora os 15 anos do Reclame Aqui, era “fazer com que os profissionais das empresas provem do próprio veneno”.

“Está faltando um pouco de respeito aqui com a gente”, reclama um dos supostos diretores. “Não acredito que estou passando por isso”, diz outro. “É uma sacanagem tratar o cliente desse jeito” e “perdi o apetite” são outras frases ouvidas.

No lugar da conta, os supostos diretores recebem uma mensagem. “Você se sente desrespeitado? 22.015 consumidores da sua empresa também se sentem”, diz uma. As outras falam em 64.806 e 34.466 clientes na mesma situação.

Os supostos executivos demonstram surpresa e indignação. Um deles aparece xingando o Reclame Aqui e vai embora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]