• Carregando...
Renault usou esquema similar ao da Volkswagen para falsificar testes de emissão de gases poluentes | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Renault usou esquema similar ao da Volkswagen para falsificar testes de emissão de gases poluentes| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O grupo automotivo francês Renault utilizou estratégias fraudulentas para falsificar os testes de poluição de alguns dos seus motores. As estratégias foram empregadas durante cerca de 25 anos e a direção estava envolvida no esquema. A informação está presente em um relatório da agência francesa antifraudes e foi divulgada pela jornal Libération nesta quarta-feira (15).

A agência, que é ligada ao Ministério da Economia da França, suspeita que a montadora criou, assim como a alemã Volkswagen, um programa “cujo objetivo era falsificar os resultados” dos testes de emissão de gases poluentes dos seus veículos.

A análise da agência se concentra nos modelos mais recentes da Renault, como os motores diesel Euro 5 e Euro 6, homologados a partir de setembro de 2009. Mas, com base no testemunho de um ex-funcionário da empresa, há a suspeita que a prática vinha sendo empregada em veículos feitos desde o início da década de 1990.

O próprio presidente da Renault, Carlos Ghosn, estaria envolvido no esquema.

Contraditório

A Renault nega as acusações da agência antifraudes francesa. “A Renault não faz trapaças (...) Todos os veículos foram homologados de acordo com a regulamentação em vigor”, afirmou por telefone o vice-presidente da companhia, Thierry Bolloré.Bolloré.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]