• Carregando...
Richa anuncia oficialmente os novos valores do mínimo regional | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Richa anuncia oficialmente os novos valores do mínimo regional| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo
  • Público assiste à missa do padre Reginaldo Manzotti na Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico
  • Beto Richa, governador do Paraná, e a esposa dele, Fernanda Richa, rezam durante missa celebrada no Dia do Trabalho, em Curitiba
  • Padre Reginaldo Manzotti celebra missa ao lado do governador do Paraná, Beto Richa
  • Fiéis comparecem à tradicional missa do Dia do Tabalho, que este ano ocorreu na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, em Curitiba
  • Segundo a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas estiveram pela manhã nas atividades do 1º de Maio Solidário
  • Jovem comemora após ganhar um carro no sorteio realizado durante a festa

Mais de 80 mil trabalhadores participam do 1.º de maio solidário em Curitiba e acompanharam a sanção do aumento de 12,6% do salário mínimo estadual. Os valores agora variam de R$ 882,59 a R$ 1.018,94.

Durante a abertura oficial do evento, o governador do estado, Beto Richa, comemorou o aumento do salário e disse que a medida demonstra respeito aos trabalhadores. "Nos últimos dois anos foram criados mais de 200 mil empregos com carteira assinada no estado. Uma garantia de vida mais digna para exercer com plenitude a cidadania", defendeu o governador. Mas o presidente da força sindical, Sérgio Butka, lembrou que muitos ainda enfrentam péssimas condições de trabalho e correm riscos de sofrer acidentes, além da baixa média salarial. "Agora temos o maior salário regional do Brasil, mas a média salarial dos trabalhadores do Paraná é a pior da região Sul. Um dos motivos é que ainda não conseguimos atrair empresas que venham para o estado em busca de mão de obra qualificada", afirma Butka.

A comemoração está acontecendo em outras 18 cidades do estado e deve reunir, até o fim do dia, cerca de 100 mil pessoas, segundo a organização. Os trabalhadores participam de sorteios de carros, motos e aparelhos eletrônicos. A primeira ganhadora do dia foi a estudante Gabriela da Cruz. Ela conseguiu trocar 600kg de alimentos não perecíveis por cupons e ganhou um carro novo. "Estou muito feliz, acabei de tirar a carteira de motorista e ganhei. Mas a doação não era para ganhar nada, era para ajudar mesmo", afirma a estudante.

Participação

A abertura do evento contou com uma missa ao trabalhador celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas estiveram pela manhã nas atividades. A organização do evento acredita que 100 mil pessoas passem pelo local durante todo o dia.

Além de Curitiba, a Força Sindical realiza atividades em outras 18 cidades paranaenses: Antonina, Assaí, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaraqueçaba, Irati, Lapa, Londrina, Maringá, Matinhos, Ponta Grossa, Morretes, Pontal do Paraná, Pato Branco e Rio Azul.

O evento teve feiras gastronômicas, brinquedos para as crianças e postos de serviço, como da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e da Agência do Trabalhador. Na agência, o público tem a oportunidade de procurar vagas de emprego. É o caso de Isabel Fátima Jorge. "Estou procurando um emprego melhor e espero contar com a sorte nesse Dia do Trabalho", diz a auxiliar técnica administrativa.

Segundo uma das coordenadoras do evento, Regina de Lara, a data visa conscientizar os trabalhadores sobre o dia 1º de Maio. "A data é muito importante e deve ser trabalhando junto aos trabalhadores", diz.

Regina Guimarães, do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário, afirma que além de comemorar os avanços das categorias, as reivindicações devem prosseguir. "Hoje estamos em clima de celebração, mas sempre temos que lutar por melhores condições de trabalho", salienta.

Veja as imagens do 1º de Maio Solidário em Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]