Economia

Fechar
PUBLICIDADE

Preenchimento

Saiba como fazer sua declaração de IR

Confira os valores da tabela do exercício de 2011, ano-calendário 2010 |
Confira os valores da tabela do exercício de 2011, ano-calendário 2010
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Escolha do modelo correto pode ajudar contribuinte a pagar menos imposto. Em caso de dúvidas, programa da Receita indica automaticamente melhor opção

Parece complicado, e é mesmo. Mas dá para fazer sozinho, já que o preenchimento da declaração do ajuste anual do Imposto de Renda exige mais cuidado e atenção do que conhecimentos técnicos e específicos.

O primeiro passo do contribuinte é baixar o programa IRPF 2011 no site da Receita Federal. Mas atenção: o arquivo deve ser compatível com o seu sistema operacional. Depois de instalá-lo no seu computador, reúna todos os documentos necessário e mãos à obra. Quem tem a declaração de 2010 salva no computador pode importar os dados e facilitar o trabalho neste ano.

“O próprio sistema vai direcionando o contribuinte pelas etapas necessárias durante o preenchimento. Basta que o usuário leia atentamente as informações, coisa que muita gente no Brasil ainda acha que não precisa fazer”, orienta o consultor tributário do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco) Jorge Lobão.

Antes de iniciar o preenchimento, o contribuinte deve es­­colher entre o modelo de declaração completo e o simplificado. O modelo simplificado é in­­dicado para quem não tem dependentes e teve poucas despesas dedutíveis. Esse tipo de declaração usa como base um desconto preestabelecido de 20% sobre o rendimento tributável informado.

Já na declaração completa o contribuinte deve declarar uma a uma quais foram suas despesas. “Em caso de dúvidas, a recomendação é para que o contribuinte faça a declaração completa. No final, o próprio sistema faz o cálculo e, se for o caso, sugere a mudança para o modelo simplificado caso isso seja mais vantajoso para o contribuinte”, explica Lobão.

O programa do IRPF 2011 tem um tutorial que auxilia o preenchimento das informações necessárias passo a passo. Assim, a omissão de algum dado importante gera um aviso que pode impedir o envio da declaração. Mesmo assim, é preciso ter cuidado redobrado na hora de preencher os campos, já que um zero a mais ou a menos pode fazer grande diferença e levar o contribuinte para a malha-fina.

Como enviar

Para mandar a declaração à base de dados da RFB o contribuinte deve ins­­talar o programa Re­­ceitanet, disponível na área de downloads no site da Receita.

As declarações poderão ser transmitidas até 29 de abril, diariamente, exceto entre a 1 e as 5 horas, quando o serviço fica in­­­disponível para ma­­­nutenção do sistema.

O comprovante da entrega é obtido por meio de um arquivo, contendo o recibo e o número da declaração com data e hora da recepção e assinatura eletrônica. É recomendável que o contribuinte faça uma cópia de segurança (backup) deste arquivo em um disquete ou pendrive.

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Economia

PUBLICIDADE
Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais