Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

Preenchimento

Saiba como fazer sua declaração de IR

Confira os valores da tabela do exercício de 2011, ano-calendário 2010 |
Confira os valores da tabela do exercício de 2011, ano-calendário 2010
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Escolha do modelo correto pode ajudar contribuinte a pagar menos imposto. Em caso de dúvidas, programa da Receita indica automaticamente melhor opção

Parece complicado, e é mesmo. Mas dá para fazer sozinho, já que o preenchimento da declaração do ajuste anual do Imposto de Renda exige mais cuidado e atenção do que conhecimentos técnicos e específicos.

O primeiro passo do contribuinte é baixar o programa IRPF 2011 no site da Receita Federal. Mas atenção: o arquivo deve ser compatível com o seu sistema operacional. Depois de instalá-lo no seu computador, reúna todos os documentos necessário e mãos à obra. Quem tem a declaração de 2010 salva no computador pode importar os dados e facilitar o trabalho neste ano.

“O próprio sistema vai direcionando o contribuinte pelas etapas necessárias durante o preenchimento. Basta que o usuário leia atentamente as informações, coisa que muita gente no Brasil ainda acha que não precisa fazer”, orienta o consultor tributário do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco) Jorge Lobão.

Antes de iniciar o preenchimento, o contribuinte deve es­­colher entre o modelo de declaração completo e o simplificado. O modelo simplificado é in­­dicado para quem não tem dependentes e teve poucas despesas dedutíveis. Esse tipo de declaração usa como base um desconto preestabelecido de 20% sobre o rendimento tributável informado.

Já na declaração completa o contribuinte deve declarar uma a uma quais foram suas despesas. “Em caso de dúvidas, a recomendação é para que o contribuinte faça a declaração completa. No final, o próprio sistema faz o cálculo e, se for o caso, sugere a mudança para o modelo simplificado caso isso seja mais vantajoso para o contribuinte”, explica Lobão.

O programa do IRPF 2011 tem um tutorial que auxilia o preenchimento das informações necessárias passo a passo. Assim, a omissão de algum dado importante gera um aviso que pode impedir o envio da declaração. Mesmo assim, é preciso ter cuidado redobrado na hora de preencher os campos, já que um zero a mais ou a menos pode fazer grande diferença e levar o contribuinte para a malha-fina.

Como enviar

Para mandar a declaração à base de dados da RFB o contribuinte deve ins­­talar o programa Re­­ceitanet, disponível na área de downloads no site da Receita.

As declarações poderão ser transmitidas até 29 de abril, diariamente, exceto entre a 1 e as 5 horas, quando o serviço fica in­­­disponível para ma­­­nutenção do sistema.

O comprovante da entrega é obtido por meio de um arquivo, contendo o recibo e o número da declaração com data e hora da recepção e assinatura eletrônica. É recomendável que o contribuinte faça uma cópia de segurança (backup) deste arquivo em um disquete ou pendrive.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Economia

PUBLICIDADE