• Carregando...
Esta é a terceira alta na conta de água e esgoto no Paraná neste ano | Roberto Custódio
/Jornal de Londrina
Esta é a terceira alta na conta de água e esgoto no Paraná neste ano| Foto: Roberto Custódio /Jornal de Londrina

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou nesta quarta-feira (29) que recebeu autorização do governo do estado para reajustar as tarifas de serviços de água e esgoto em 8%.

Segundo comunicado da empresa ao mercado, o aumento extraordinário, solicitado no início do mês passado, foi autorizado por um decreto publicado nesta terça-feira (28).

Conforme a Sanepar, o reajuste poderá ser praticado nas contas emitidas a partir de 30 dias após a publicação do decreto.

Corte no abastecimento de água vai afetar 19 bairros de Curitiba na quinta

A interrupção no fornecimento começa na quinta-feira (30) e se estende até a manhã de sexta; São José do Pinhais e Piraquara também devem ser afetados

Leia a matéria completa

Motivos

No pedido feito ao governo do estado, a Sanepar argumentou que o aumento no custo da energia elétrica neste ano foi um imprevisto que coloca em risco o equilíbrio econômico-financeiro de suas concessões. Segundo a empresa, até junho, a correção nesse custo variou entre 51,78% para a ligações de energia de baixa tensão, até 60,58% para a alta tensão.

Além disso, outros dois fatores foram citados pela empresa: a cobrança da bandeira tarifária de R$ 5,50 para cada 100 kWh de energia consumida e a retirada de um desconto de 15% sobre essas bandeiras que beneficiava o setor de saneamento.

Tarifaço

Esta é a terceira alta na conta de água e esgoto no Paraná neste ano. Em fevereiro, o governador Beto Richa autorizou um reajuste de 12,5% nas tarifas da Sanepar, dividido em duas etapas. Um primeiro aumento, de 6,5%, ocorreu em março, e os 6% restantes foram repassados no início de junho.

Com a correção extraordinária, os valores cobrados pela estatal terão uma correção acumulada de aproximadamente 22% neste ano, mais do que o dobro da inflação medida pelo IPCA, de 8,47% nos 12 meses até maio.

O reajuste só é menor do que o praticado pela Copel, que aumentou as tarifas duas vezes neste ano, em março e em junho. As altas variam conforme a classe do consumidor. Para as residências, o aumento acumulado da conta de luz em 2015 chegou a 51%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]