• Carregando...
Daniel Ek, CEO do Spotify | TORU YAMANAKA/AFP
Daniel Ek, CEO do Spotify| Foto: TORU YAMANAKA/AFP

O serviço de música por streaming Spotify está em negociações avançadas para comprar o concorrente alemão SoundCloud, que reúne 135 milhões faixas, incluindo novos artistas e remixes, informa o “Financial Times”.

As conversas entre as duas startup europeias — o Spotify é sueco — se dão no cenário de crescente competição no mercado de música digital, no qual as gigantes americanas Apple e Amazon lançaram seus próprios serviços, pressionando outras companhias a se unir para sobreviver.

O Spotify, porém, não é o único interessado no serviço. O Twitter acabou de comprar 11% do serviço de música online, conforme o jornal sueco “Dagens Industri”, que acessou documentos financeiros no Reino Unido sobre a transação.

Disputa

A Apple Music anunciou a chegada de 17 milhões de usuários para sua base. Uma semana depois, o Spotify alcançou a marca de 40 milhões de assinantes. Outros serviços independentes ainda patinam, apesar de as receitas da indústria de música estarem crescendo pela primeira vez em duas décadas, em virtude do avanço de 45,2% do faturamento dos serviços de streamining.

A grande questão para o mercado de streaming é se as companhias independentes conseguem se manter, num setor em que gigantes como Amazon e Apple veem usando o segmento como suporte para vender mais equipamentos, como iPhones e auto-falantes Echo, disse ao “FT” Niklas Zennstrom, co-fundador do Skype.

Altos e baixos

Pessoas próximas à companhia sueca disseram que o SoundCloud já foi visto como uma ameaça, pois ofereceria serviços mais baratos, com um modelo misto de assinatura. Porém, quando a alemã abandonou o plano e optou por taxas fixas de US$ 9,99, ela perdeu as chances de fazer sucesso sozinha.

Embora nunca tenha gerado lucros, a startup teve valor avaliado em US$ 700 milhões em junho, quando recebeu uma injeção de US$ 100 milhões de um grupo de investidores que incluia a Twitter. A empresa informou volume de negócios de 17.4 milhões de euros e perdas operacionais de 39 milhões de euros em 2014 e, desde então, não divulgou mais seus números.

A Spotify já chegou a manter negociações “razoavelmente detalhadas” com o SoundCloud, mas desistiu devido ao valor pedido pelos fundadores da concorrente. A negociações foram retomadas após o aporte de US$ 100 milhões.

As empresas não quiserem comentar os rumores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]