• Carregando...
 | Brunno Covello/Gazeta do Povo
| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Descomplicar a contabilidade para micro e pequenos empresários e dispensar o espesso livro contábil de capa dura, velho conhecido das empresas, é a principal ideia da startup curitibana Contabilizei. Focada em democratizar o serviço por meio de um software de contabilidade online com assinatura mensal, a empresa é a mais nova aposta dos fundadores do Mercado Livre, que a escolheram para receber um aporte de sua gestora de capitais, a Kaszek Ventures. No mercado desde o início de 2014, a startup está em sua segunda rodada de investimentos e prevê um crescimento de até 30% neste ano.

A ideia da Contabilizei surgiu quando o empreendedor Vitor Torres dispunha de serviços online para quase todas as atividades nas empresas, exceto a contabilidade. Foi quando decidiu unir sua veia empreendedora e o gosto pela tecnologia para mudar o paradigma de atendimento na contabilidade, algo tão essencial à gestão de uma empresa, mas ainda tão complexo e feito no papel em plena era digital. “É uma antagonia. Eu quis traduzir o serviço de maneira simples, de empresário para empresário”.

SEM CRISE

Segundo o empresário Vitor Torres, com o serviço gratuito de abertura de empresas, a startup tem ido na contramão da crise econômica, abrindo mais empresas que no ano passado. “As pessoas têm encontrado no empreendedorismo uma forma de sustento e para nós isso é muito positivo, a taxa de mortalidade até o momento é zero”, comemora.

Para isso, ele e seu sócio Fábio Bacarin trabalharam no desenvolvimento de um software online próprio, com serviço que inclui todas as obrigações legais com Receita Federal e prefeitura, como pró-labore dos sócios, obrigações acessórias, relatórios contábeis e outros itens. Por meio de uma interface simplificada, o empresário pode consultar relatórios de fluxo, impostos e emitir notas.

O serviço custa R$ 49 mensais para empresas prestadoras de serviço na modalidade Simples Nacional, com até dois sócios e sem funcionários, e R$ 99 para a modalidade Lucro Presumido. Caso o número de sócios, funcionários ou faturamento seja diferente do previsto nos planos, é feito um orçamento personalizado.

“Nosso foco são os pequenos, pois são o motor da economia e precisam economizar nesse tipo de serviço para investir no crescimento da empresa, vemos nosso trabalho como uma forma de democratizar a contabilidade e ajudar a economia do Paraná e do Brasil”, diz Torres. Hoje, a empresa está em mais de 30 cidades e conta com um terceiro sócio, o contador Heber Dionizio, e uma equipe de 26 profissionais que deve ganhar até seis integrantes ainda neste ano.

Investimento

A primeira rodada de investimentos da Contabilizei aconteceu em meados de 2014, quando foi selecionada pelo grupo de investidores-anjo Curitiba Angels para seu primeiro aporte. Poucos meses depois, Vitor e seus sócios foram procurados pela Kaszek Ventures, investidora de empresas como Netshoes e Open English, para discutir um possível investimento.

O aporte, de valor não divulgado, deve incrementar em até 45% a média de crescimento da empresa e, segundo o empresário, será utilizado para o desenvolvimento da equipe, aprimoramento do software, expansão e divulgação do serviço, reforçando a importância da contabilidade como algo essencial ao crescimento das empresas. “Além disso, poderemos contar com a ampla experiência e networking deles. É ótimo saber que estamos no caminho certo e nos veem como uma empresa de ponta”, comemora Torres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]