• Carregando...
 | Divulgação/
| Foto: Divulgação/

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) está investindo R$ 25 milhões na construção de um novo armazém para cargas de importação e exportação no porto de Paranaguá. O plano é dobrar a capacidade de armazenagem do espaço antigo – passar de 400 contêineres por mês para 800 - e também aplicar os recursos em novos equipamentos e tecnologias para facilitar a entrada de mercadorias e controle do fluxo de estoque.

A previsão é que o novo armazém comece a operar no primeiro semestre de 2016. O espaço deve atender a demanda por serviços de armazenamento esperadas pela companhia para os próximos 10 anos, diz Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial do TCP. Segundo ele, a capacidade de posições de pallets será aumentada de 4.000 para 7.650, na adaptação do antigo armazém com ganho de altura de pé direito.

Silva destaca que a modernização do armazém é uma exigência do mercado e do modelo competitivo. O TCP em Paranaguá concorre hoje principalmente com terminais de Santa Catarina e Santos. “Quanto mais customização for feita para o cliente, mais custos de movimentação e logística desnecessária são resolvidos. Nós vamos receber a carga no armazém, desovando o contêiner logo para retirar o custo dele para o importador. Isso facilita o fluxo para o cliente e reduz gastos”, afirma.

Os investimentos contemplam também processos de controles e gestão do armazém. Toda a gestão de posições será feita automaticamente por meio de novos softwares, aumentando o ganho na movimentação e armazenagem de cargas e possibilitando que novas operações sejam realizadas. “Isso reduz o custo de diária do contêiner, deixa a mercadoria armazenada em posições pallets com segurança e mitigação de avarias”, afirma o superintendente.

A área destinada para cargas que exigem anuência de órgãos como a Receita Federal, Anvisa e Ministério da Agricultura também será ampliada no novo espaço. Somente a área destinada para a Anvisa, por exemplo, será aumentada em cerca de quatro vezes e contará com uma câmara totalmente climatizada.

A atuação do terminal é complementada pela TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística como armazenagem; estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres; pátio para contêineres e transporte do modal rodoferroviário ao terminal em Paranaguá.

No ano passado, o TCP finalizou um aporte de R$ 365 milhões em Paranaguá. Atualmente o terminal tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, com três berços de atracação, com extensão total de 879 metros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]