• Carregando...

O governo federal anuncia, nesta terça-feira (24), um conjunto de medidas de curto, médio e longo prazos para reequilibrar as contas públicas. Entre as ações apresentadas pela equipe econômica no Palácio do Planalto está, por exemplo, a fixação de um teto para os gastos públicos.

MEDIDAS: Leia aqui as medidas anunciadas por Temer nesta terça-feira (24)

Também deve estar no pacote a apresentação de uma proposta de emenda constitucional (PEC) que desvincula 50% das receitas da União, o que reduz o engessamento do Orçamento e dá mais margem de manobra ao governo para gerir as finanças públicas.

Teto para gastos será principal medida de pacote econômico do governo Temer

Leia a matéria completa

As medidas são anunciadas poucos dias depois de o governo rever o rombo nas contas de 2016. Ele agora está estimado num déficit primário de R$ 170,5 bilhões.

A equipe da presidente afastada Dilma Rousseff esperava um valor bem menor: de R$ 96,6 bilhões. A diferença nos números ocorreu porque o governo Temer decidiu incluir em seus cálculos o pior cenário fiscal possível para o ano.

Assim, a ideia é que, ao final do ano, o resultado primário apresentado seja mais favorável que a meta. As medidas discutidas apresentadas hoje devem ajudar nesse objetivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]