• Carregando...
O G4 tem uma câmera traseira de 16 MP com uma lente de abertura F1.8 | Divulgação/LG
O G4 tem uma câmera traseira de 16 MP com uma lente de abertura F1.8| Foto: Divulgação/LG

Em um ambiente concorridíssimo, onde novos lançamentos surgem a cada semestre para tentar ocupar o posto de melhor celular do momento, é cada vez mais difícil se distanciar dos concorrentes e apresentar um produto realmente “diferente”. A LG parece ter feito a lição de casa e apostou as fichas em um recurso em especial para promover seu novo smartphone. A marca diz que o G4, seu novo top de linha, possui a melhor câmera do mercado, capaz de rivalizar inclusive com câmeras profissionais e semiprofissionais.

O maior trunfo do aparelho, segundo a LG, é permitir que o usuário customize todas as configurações possíveis na hora de fotografar, por meio de um modo manual – isto com apenas alguns cliques na tela, ao mesmo tempo em que se observa o objeto a ser fotografado.

Veja quais ajustes podem ser acessados no modo manual do G4:

- Velocidade do obturador

- Controle de exposição (EV)

- Balanço de branco (WB)

- Trava de auto exposição (AE-L)

- ISO

- Foco manual

- Nivelador de horizonte

- Fotos em JPEG e RAW

O G4 tem uma câmera traseira de 16 MP com uma lente de abertura F1.8 – o primeiro produto lançado no Brasil com essa especificação, segundo a empresa. A câmera também vem com um sensor que capta 80% mais luz ao atingir o objeto a ser fotografado, em comparação com o G3, modelo anterior da linha. A câmera frontal vem com 8 MP – capacidade superior em relação aos concorrentes diretos.

Para promover o aparelho, no evento de lançamento no Brasil, no fim de maio, a empresa apresentou uma exposição de imagens capturadas pelo renomado fotógrafo Claudio Edinger com o G4. As fotos foram apresentadas em grandes paineis em meio às bancadas com celulares, na tentativa de comprovar de que fotos de celulares – no caso, o G4 – podem sim ser expostas como arte, assim como as tiradas por equipamentos profissionais.

A Gazeta do Povo resolveu tirar a prova e convidou o repórter fotográfico do jornal Hugo Harada a percorrer as ruas e parques de Curitiba para capturar flagrantes usando apenas o G4 e seu modo manual, sem aplicar qualquer filtro ou fazer correções em programas de tratamento de imagens.

O resultado você confere no slide-show abaixo. Aproveite para tirar suas próprias conclusões e depois veja, abaixo da galeria, os prós e contras do celular apontados pelo Hugo, nas palavras do próprio fotógrafo:

Prós

- O controle manual das funções da câmera fotográfica é bem útil e preciso. O recurso “manual” permite um controle da entrada de luz, da coloração e do foco e parecido com o das câmeras fotográficas, dando mais “certeza” do resultado a ser obtido.

- A câmera do LG G4 possui um estabilizador de imagem bem eficiente. Fundamental em fotos em que o obturador da câmera estará regulado com uma velocidade muito baixa. Exemplo: fotos noturnas sem flash.

- O setup dos comandos da câmera, na tela, é fácil e intuitivo. Algumas funções também podem ser acionadas por touchscreen, o que torna a operação ainda mais simples.

- Produz imagens em formato RAW. Arquivo bruto de total.

Contras

- Apesar do celular oferecer comandos manuais para a operação da câmera, o que possibilita um ganho de qualidade nas imagens, a qualidade das imagens quando utiliza-se ISOs mais altos( ou mais sensibilidade a luz) perde muito em definição. O que não acontece nas câmeras fotográficas atuais. Recomendo não usar ISO mais alto que 400 no LG G4.

- Zoom digital. Quanto mais aproximamos a imagem usando o zoom da câmera, mais se perde em definição ou nitidez.

- Apesar de leve, o celular é muito grande.

Veja as principais especificações do LG G4:

- Câmera traseira de 16 MP com auto foco a laser e estabilização óptica OIS 2.0

- Câmera frontal de 8 MP

- Processador Qualcomm Snapdragon 808 - Hexa Core 1.8 GHz 64-bit

- Sistema operacional Android 5.1 (Lollipop)

- Tela de 5.5 polegadas IPS QuadHD (2560x1440) com proteção Gorila Glass 3

- Memória interna de 32 GB (expansível para até 128 com cartão microSD)

- Conexão 4G

- NFC

- Bateria de 2.900 mAh

- Versões com um e dois chips de telefone

- Peso de 155 gramas

- Preço sugerido de R$ 2.999 (traseira metalizada e de policarbonato ceramizado) e R$ 3.099 (traseira revestida em couro legítimo)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]