• Carregando...
Aparelhos instalados nos postes são produzidos pela Huawei e têm cerca de 50 cm de altura | /Divulgação
Aparelhos instalados nos postes são produzidos pela Huawei e têm cerca de 50 cm de altura| Foto: /Divulgação

A TIM anunciou nesta quarta-feira (20) uma parceria inédita com a Copel para que postes da empresa de energia em todo o Paraná possam receber equipamentos que ampliam o sinal de telefonia móvel. Chamados de small cells, os aparelhos são pequenas caixas de 50 centímetros de altura que têm uma antena integrada, capaz de transmitir sinal de 3G e 4G.

As smalls cells são geralmente utilizadas por empresas de telefonia para cobrir áreas menores onde há grande circulação de pessoas, como universidades, shoppings e terminais de transporte. Ao contrário das antenas comuns, geralmente instaladas no topo de prédio, os aparelhos são discretos e fáceis de serem implantados em postes e fachadas – além de terem um custo menor de produção e instalação. No mundo, há cerca de 7 milhões dessas microcélulas em funcionamento, instaladas por todas as operadoras, principalmente nos Estados Unidos e em países da Ásia.

O projeto com a Copel vai atender inicialmente Curitiba, com a instalação de cerca de 100 small cells na região central da capital, nas imediações de ruas como a Treze de Maio, Visconde de Guarapuava e Padre Agostinho. A parceria, porém, abrange todos os 3 milhões de postes que a Copel possui no estado.

Como aproveitar melhor a sua franquia de dados no celular

Com o fim da velocidade reduzida, é preciso ficar atento para não ter o acesso à internet cortado antes do tempo. Aplicativos e algumas ações básicas podem ajudar

Leia a matéria completa

Segundo o diretor de Engenharia da TIM Brasil, Marco Di Costanzo, mais áreas e cidades receberão as small cells conforme a operadora identificar a demanda pela ampliação da cobertura. Os primeiros cem aparelhos, que são produzidos pela Huawei, começaram a ser instalados nesta semana.

“A Copel já possui uma infraestrutura elétrica e de telecomunicações e já temos outras parcerias com a empresa, o que foi essencial para que chegássemos a esse acordo”, afirmou Constanzo durante a divulgação da parceria, que ocorreu no Smart City Business América Congress & Expo, evento focado em cidades inteligentes e que segue até esta quinta-feira (21).

A operadora não divulgou o investimento total previsto no projeto. Segundo a TIM, o acordo com a Copel não prevê exclusividade na utilização dos postes.

Biosite

A TIM também anunciou que está fechando uma parceria com a Prefeitura de Curitiba para a instalação de biosites em terminais de ônibus da cidade. Os biosites são uma espécie de “antenas camufladas”, que têm a aparência de postes de luz. O equipamento de transmissão do sinal é instalado dentro deste poste, que também pode ser usado para receber lâmpadas de iluminação ou câmeras de monitoramento.

A primeira antena deste tipo no Brasil foi instalada pela operadora ano passado em Curitiba, durante a Copa do Mundo, na Praça Afonso Botelho. A parceria com a prefeitura deve prever a disponibilização de sinal wi-fi gratuito para os usuários dos terminais. A expectativa é que um projeto piloto seja lançado ainda neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]