• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A TIM anunciou nesta segunda-feira (27) que vai voltar a liberar a conexão à internet no celular mesmo quando o usuário consumir todo o pacote de dados contratado – após o fim da franquia, o consumidor poderá seguir navegando, com a velocidade reduzida, ou recontratar o pacote atual.

Até recentemente, a opção era comum no mercado, mas, entre o fim de 2014 e o início de 2015, as operadoras de telefonia passaram a interromper a conexão após o uso da franquia, em um movimento conjunto. A primeira operadora a adotar a nova estratégia foi a Vivo, em novembro de 2014 – nos meses seguintes, Oi, Claro e TIM também implantaram a restrição.

A nova posição da TIM, no entanto, tem alguns “poréns”. A medida, que vale a partir desta segunda, será restrita aos usuários das ofertas pré-pagas com tarifação diária da operadora (recorte que representa hoje 85% da base de clientes do segmento pré-pago da TIM).

Além disso, a opção de navegação com velocidade reduzida será oferecida apenas até o dia 31 de agosto. A operadora diz que, durante esse período, irá avaliar o comportamento dos usuários e poderá prorrogar o prazo da gratuidade.

Como funciona

A mudança já está valendo. Primeiro, o usuário recebe um SMS avisando que ele atingiu 80% da franquia de dados contratada. Quando atingir 100%, um novo SMS oferece quatro opções para o usuário continuar a navegar na internet.

É possível, neste momento, aumentar a franquia diária contratando um novo plano; recontratar a oferta atual e, assim, ter um novo pacote de dados para aquele dia; ou contratar um pacote mensal de dados.

Por fim, a operadora também oferece a opção de continuar navegando com velocidade reduzida a 30Kbps – velocidade que inviabiliza assistir a vídeos, mas que ainda permite a troca de mensagens em texto e áudio em aplicativos como o WhatsApp.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]