• Carregando...

O que mudou na caderneta de poupança?Até hoje, a caderneta era corrigida pela (Taxa Referencial) TR mais 0,5% ao mês (6,17% ao ano). Os depósitos feitos a partir de hoje serão corrigidos por TR mais 70% da Selic, mas apenas quando a taxa Selic estiver em 8,5% ao ano ou menos. Depósitos feitos até dia 3 de maio continuam sendo remunerados pela regra antiga.

O que é taxa Selic?A Taxa Selic, atualmente em 9% ao ano, representa os juros básicos da economia brasileira. Essa taxa remunera os títulos emitidos pelo governo federal para captar recursos no mercado financeiro. Mas a Selic também corrige restituições e o Imposto de Renda a ser pago pelos contribuintes

A mudança vale para novas contas de poupança ou para novos depósitos?A nova regra passa a valer para novos depósitos. Caso a pessoa já tenha uma conta de caderneta de poupança, antes do dia 4 de maio, mas passe a fazer novos depósitos tos nela, esse "novo dinheiro" será remunerado pela regra nova.

Então, haverá duas formas de rendimento na mesma conta de poupança?Sim. Os depósitos feitos até 3 de maio continuam sendo corrigidos pela fórmula antiga. Já aqueles feitos a partir de 4 de maio quando a Selic chegar ao menos a 8,5% ao ano, passam a ser remunerados por 70% da Selic.

Para depósitos feitos hoje muda alguma coisa?Por enquanto nada muda, porque como a Selic atualmente está em 9%, então todos os valores serão remunerados pela TR mais 6%.

O que acontece se o Copom reduzir a Selic na reunião do fim de maio?Os depósitos feitos a partir de 4 de maior, serão remunerados em 70% da Selic mais TR. Para isso, será feito um cáculo proporcional, para que parte do rendimento (do período em que a Selic estava em 9% seja pela regra antiga) e parte pela regra nova.

E se depois o Banco Central resolver aumentar a Selic novamente?Se a Selic voltar a patamar superior a 8,5% ao ano, todo o saldo da poupança volta a ser corrigido pela TR mais 6% ao ano.

As aplicações em caderneta de poupança isentas de Imposto de Renda?Sim, continua.

Quando houver um saque parcial da caderneta, a retirada será feita do dinheiro corrigido pela regra nova ou pela antiga?O saque será abatido prioritariamente do dinheiro depositado a partir de 4 de maio, ou seja, que obedece à regra nova. Mas quando o saque for superior ao saldo desse período, ele será retirado também "dinheiro antigo".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]