• Carregando...

A montadora japonesa Toyota Motor, a maior do mundo, anunciou nesta sexta-feira (8) um prejuízo líquido anual de 439,9 bilhões de ienes (US$ 4,4 bilhões) no ano fiscal de 2008-2009, a primeira perda anual da história da empresa, e anunciou a previsão de mais números vermelhos para 2009-2010.

"Os resultados se devem à significante queda nas vendas de veículos, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, à rápida valorização do iene em relação ao dólar e ao euro, assim como ao aumento das matérias-primas", explicou Jatsuaki Watanabe, presidente da Toyota.

A empresa prevê um prejuízo líquido de 550 bilhões de ienes (US$ 5,5 bilhões) para o exercício atual, que teve início no dia 1º de abril.

Perspectivas

Num comunicado à imprensa, a Toyota disse esperar nova queda nas vendas para este ano. A empresa estima vender no máximo 6,5 milhões de unidades.

"Parece que vai levar um tempo ainda para os mercados dos Estados Unidos e da Europa se normalizarem e também para que a economia global se recomponha", lamentou Watanabe.

No entanto, a montadora vai investir na linha de carros ecológicos. "No ano fiscal de 2010, devemos aumentar o lucro com a expansão das nossas linhas de veículos híbridos, como o Prius e o Lexus HS250h", sugeriu.

A Toyota planeja lançar quatro modelos de carros híbridos no Japão e três no exterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]