• Carregando...

As principais agências bancárias do Centro de Curitiba devem permanecer com as portas fechadas na manhã de quinta-feira (24). Após assembleia realizada na capital, cerca de mil trabalhadores bancários decidiram por ampla maioria aprovar a greve por tempo indeterminado. O movimento começa a partir da 0 hora desta quinta-feira.

A reunião foi realizada na noite desta quarta-feira (23) pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região. O movimento é nacional e faz parte da campanha salarial da categoria. Outras cidades paranaenses devem aderir ao movimento grevista, mas somente na manhã de quinta-feira será possível ter um balanço de quantas agências serão fechadas no estado. Algumas assembleias ainda não tinham sido encerradas por volta das 21 horas desta quarta.

De acordo com a assessoria de imprensa do sindicato, a greve será sentida primeiramente nos centros administrativos dos bancos, principalmente do HSBC e do Banco do Brasil, pois esses centros começam a trabalhar mais cedo. Nas agências bancárias o atendimento pessoal nos caixas ficará suspenso com a greve. O auto-atendimento, nos caixas eletrônicos, continuará funcionando normalmente.

Reivindicações

As principais reivindicações da categoria são reajuste salarial de 10%, que seria reposição da inflação mais aumento real, participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários mais R$ 3.850, auxílio refeição de R$ 19,25, cesta-alimentação, auxílio creche/babá e uma garantia da manutenção dos empregos. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu 4,5% de reajuste, uma PLR menor que do ano passado e não deu garantias sobre segurança no emprego, segundo o sindicato.

A categoria prevê que as agências bancárias do Centro comecem a fechar já pela manhã e o movimento se estenda para os bairros. Não estão previstas manifestações e atos dos trabalhadores bancários em Curitiba e região na quinta-feira. Uma assembleia de avaliação da greve será feita na tarde de sexta-feira (25).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]