• Carregando...

As vendas da indústria paranaense aumentaram 3,4% em maio, mas não mudaram o cenário de retração visto pelo segmento neste ano – no acumulado, de janeiro a maio, a queda nas vendas industriais é de 8,1%.

Segundo o departamento econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), é a terceira maior queda desde 1992, quando a entidade começou a publicar os indicadores, atrás apenas do acumulado no período em 2003 (-12,1%) e 1998 (-8,6%).

Os piores desempenhos nos cinco primeiros meses de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado, foram registrados pelos setores de Material Eletrônico e de Comunicações (-26%), Veículos Automotores (-21,1%) e Móveis e Indústrias Diversas (-13,6).

Por outro lado, os setores que tiveram alta nas vendas nos períodos foram Madeira (12,1%), Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (11,2%), Vestuário (2,8%) e Têxteis (0,7%). Todos os outros 14 itens – dos 18 pesquisados pela Fiep – tiveram decréscimo nas vendas.

Indústria quer reduzir alcance da NR-12

Nova norma de segurança do trabalho exige adequação de equipamentos antigos. Setor quer que ela valha só para os novos

Leia a matéria completa

Desempenho

Segundo o coordenador do departamento Econômico da Fiep, Maurilio Schmitt, a boa safra no estado tem feito com que o desempenho da indústria não seja pior. As exportações industriais também vêm aumentando a cada mês – registraram alta de 13,7% em maio.

“Estas exportações estão mais concentradas nos setores de Celulose e Papel (31,6%) e Madeira (33,2%), que dependem de insumos nacionais e que, pela variação cambial, voltaram a assumir vantagem competitiva no mercado internacional”, explicou Schmitt.

Conforme o economista, o câmbio tem incentivado indústrias de outros setores a exportarem. “Em maio contra abril, Vestuário aumentou as exportações em 282%; Borracha e Plástico 99,2%; Móveis e Indústrias Diversas 92,7% e Refino de Petróleo e Produção de Álcool 50,7%.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]