• Carregando...

Com a retração de vendas de veículos, duas montadoras do ABC paulista anunciaram novos afastamentos de empregados. A Volkswagen colocou todos os funcionários das linhas de produção de sua fábrica em São Bernado do Campo em férias coletivas, medida que começou a valer nesta segunda-feira (4).

Os trabalhadores, cerca de 8 mil dos 13 mil funcionários da unidade, só retornarão à atividade daqui a dez dias. Apenas os funcionários da área administrativa permanecem trabalhando. “A Volkswagen tem feito uso de ferramentas de flexibilização para adequar o volume de produção à demanda do mercado”, informou a montadora em comunicado.

Também no ABC, a General Motors anunciou que colocará, a partir desta terça-feira (5), 467 funcionários da fábrica de São Caetano do Sul em licença remunerada. A empresa já tem 850 funcionários daquela unidade em layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho).

Ainda no Vale do Paraíba, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, 470 empregados da fábrica da chinesa Cherry, inaugurada há menos de um ano, estão em greve há 29 dias. A Mercedes também já concedeu dez dias de férias coletivas no início do ano, tanto no ABC quanto na unidade de Juiz de Fora (MG), onde trabalham 900 pessoas.

Retração

De acordo com a Anfavea, a associação que reúne as montadoras, as vendas recuaram mais de 17% nos três primeiros meses do ano. A entidade espera para este ano a produção de 2,8 milhões de veículos em todo o país, o equivalente a uma queda de 10% em relação a 2014.

Já para as vendas, a previsão é de que sejam comercializados 3,03 milhões de veículos este ano, número 13,2% menor do que em 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]