• Carregando...
Problema foi encontrado no modelo Amarok 2011/2012. | Gilberto Abelha/Arquivo
Problema foi encontrado no modelo Amarok 2011/2012.| Foto: Gilberto Abelha/Arquivo

Após recurso apresentado pela Volskwagen, o Ibama confirmou na terça-feira uma multa de R$ 50 milhões aplicada à subsidiária da empresa no Brasil por fraude em testes de emissão de poluentes da linha Amarok 2011/2012. Ao todo, 17 mil veículos do modelo foram vendidos e o Ibama determinou também o recall desses automóveis.

No ano passado, autoridade americana revelou violação das leis locais de poluição atmosférica de veículos a diesel da Volkswagen. Na mira da investigação estavam veículos que usavam um software em seu sistema computadorizado que fraudava os testes de emissão de determinados poluentes pelos escapamentos.

Após a aplicação de multa em fevereiro deste ano, a empresa recorreu, segundo Ibama, “tentando demonstrar que o software instalado nos carros para adulterar o padrão de emissões durante testes laboratoriais não estaria ativo, nem seria efetivo para burlar medições”.

No entanto, “se não fosse pela ação do dispositivo, as emissões de óxidos de nitrogênio superariam o limite regulamentado – em média, atingiram 1,101 g/km – e, portanto, os veículos teriam sido reprovados nos testes”, informou o Ibama.

Procurada, a Volkswagen informou que foi notificada ontem. A empresa “ está analisando a decisão e se manifestará oportunamente”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]