• Carregando...
Governo britânico reacendeu o debate sobre privacidade on-line ao questionar o sistema de criptografia usado pelo WhatsApp | Pixabay/
Governo britânico reacendeu o debate sobre privacidade on-line ao questionar o sistema de criptografia usado pelo WhatsApp| Foto: Pixabay/

Depois de a mídia britânica ter divulgado que Khalid Masood – apontado como responsável pelo ataque ao Parlamento em Londres – usou o WhatsApp dois minutos antes de cometer o atentado, a ministra de Assuntos Internos, Amber Rudd, afirmou que não deve haver nenhum “lugar para os terroristas se esconderem” e que os serviços de inteligência devem ter acesso a mensagens criptografadas. As afirmações foram dadas à rede de televisão BBC no último domingo (26).

A ministra afirmou que os serviços de inteligência precisam se certificar que “organizações como o WhatsApp e muitas outras não fornecem um lugar secreto para os terroristas se comunicarem uns com os outros”. Ela também defendeu o acesso a mensagens criptografadas em situações como a do atentado em Londres. “Precisamos garantir que nossos serviços de inteligência têm a capacidade de entrar em situações como as mensagens criptografadas do WhatsApp.”

As declarações reacenderam o debate sobre a política de privacidade usada pelas redes sociais, como o Facebook, aplicativos de mensagem instantânea, como o Whastapp, e gigantes da tecnologia, como a Apple. A Justiça brasileira e o FBI já baterem de frente com algumas dessas empresas por considerarem que elas ajudam a encobrir atos criminosos ao não permitir o acesso de autoridades aos conteúdos e conversas compartilhados por seus usuários.

Do outro lado, as empresas defendem o direito à privacidade do usuário. Muitas, como o Whatsapp, adotaram o sistema de criptografia para que nem elas mesmo tenham acesso ao conteúdo veiculado por meio de sua plataforma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]