• Carregando...
No filme “Como estrelas no céu, toda criança é especial” professor  indiano descobre as habilidades de um aluno com dislexia | Divulgação/
No filme “Como estrelas no céu, toda criança é especial” professor indiano descobre as habilidades de um aluno com dislexia| Foto: Divulgação/

Um educador inspirador pode fazer toda a diferença na vida do seu aluno. E como dizem que a arte imita a vida ou a vida imita a arte, no cinema também não poderia ser diferente. Confira uma seleção de filmes que reafirmam o papel transformador da educação e a importância do trabalho desempenhado por um docente comprometido:

Como estrelas no céu, toda criança é especial

Filme indiano emocionante (Taare Zameen Par). O roteiro conta a história de um menino com dislexia, Ishaan Awasthi (Darsheel Safary), que está prestes a reprovar o terceiro ano pela segunda vez. Os pais não entendem por que o menino não consegue acompanhar a turma, mas tudo munda quando ele encontra o professor de artes Ram Shankar Nikumbh (Aamir Khan), que descobre não só quais são as verdadeiras dificuldades de Ishaan, mas o caminho para desenvolver habilidades insuspeitadas.

Duração: 2h 45min

Sociedade dos poetas mortos

Encantar os alunos com a disciplina de literatura foi apenas uma parte do trabalho feito pelo professor John Keating (Robin Williams). Quando começou a dar aulas na tradicional escola preparatória Welton Academy, ele passou a utilizar métodos para retirar os alunos de uma posição passiva e transformá-los em livres pensadores, que perseguem seus interesses e vocações.

Duração: 2h 08min

O milagre de Anne Sullivan

Para ajudar a sua aluna surda e cega conseguir se adaptar e aprender, a professora Anne Sullivan (Anne Bancroft) é incansável. Em determinado momento, ela também questiona o papel desempenhado pelos pais, que sempre sentiram pena da menina e nunca estimularam que ela também pudesse aprender como qualquer outra criança. O filme é baseado na história real de Helen Keller, uma escritora e ativista social norte-americana que foi reconhecida por ser a primeira surda e cega a receber um diploma de bacharelado.

Duração: 1h 46min

Reprodução

Nenhum a menos

Uma jovem de 13 anos substitui, por um mês, o professor de uma pequena aldeia em uma inóspita região rural da China. Antes de assumir o posto, ela recebe a indicação de não perder nenhum dos alunos da turma, que é formada por crianças de diferentes idades. Sua aventura começa quando um deles desaparece.

Duração: 1h 46min

A voz do coração

Na França pós-guerra, o compositor Clément Mathieu (Gerard Jugnot) recebe a missão de ser inspetor em um orfanato de meninos, comandado por um diretor bastante violento. Decidido a mudar o ambiente do lugar, Clément tenta e consegue montar um coral que se aperfeiçoa aos poucos e torna-se conhecido em toda a França. A mudança nos meninos é impressionante. Com uma trilho sonora inesquecível.

Duração: 1h35min

Mentes perigosas

Ao perceber que os métodos convencionais não estavam conseguindo chamar a atenção da sua classe, a professora LouAnne Johnson (Michelle Pfeiffer) decidiu inovar. Para motivar os seus alunos, ela começou a trazer para suas aulas assuntos que estavam relacionados ao universo deles, como o Karatê ou as músicas de Bob Dylan. Com essas estratégias, ela conseguiu se aproximar dos estudantes e mostrar que era possível repensar as práticas pedagógicas. O filme é baseado em uma história verídica de uma educadora norte-americana.

Duração: 1h 38min

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]