• Carregando...
Há inúmeras outras crianças como Tiffany que podem se beneficiar com a expansão das alternativas escolares. | Pxhere.
Há inúmeras outras crianças como Tiffany que podem se beneficiar com a expansão das alternativas escolares.| Foto: Pxhere.

O direito de escolher qual escola seus filhos frequentam deveria ser senso comum. Mas durante muito tempo isso foi algo que muitos pais negaram aos seus filhos. 

Felizmente, vivemos em uma época em que o acesso a alternativas educacionais está crescendo. Mais crianças nos Estados Unidos estão sendo libertadas de escolas fracassadas e têm a chance de escolherem instituições que atendem às suas necessidades, colocando-as em uma trajetória para alcançar seus sonhos. 

Isso é um progresso que merece ser comemorado, e é por isso que estou comemorando a National School Choice Week (Semana Nacional das Alternativas Escolares). Ter desempenhado um papel na luta por alternativas escolares foi um grande privilégio. 

LEIA MAIS: Voucher educacional é tratado como solução provisória no Brasil - mas não deveria

Como defensora das alternativas escolares, acompanhei muitas famílias cujas crianças alcançaram o sucesso. Uma das estudantes com quem mantive contato foi Tiffany Dunston. 

Conheci Tiffany e sua avó quando elas assistiram a uma sessão informativa sobre uma bolsa de estudos que permitira que ela frequentasse uma escola melhor. Lembro-me de conversar com uma menina de 13 anos muito madura cujos olhos brilharam quando falou sobre se sair bem na escola e deixar sua família orgulhosa. Imediatamente eu sabia que o futuro dessa menina seria brilhante. 

O sonho de uma bolsa de estudos se tornou realidade para Tiffany em 2004. O congresso aprovou o D.C. Opportunity Scholarship Program, oferecendo bolsas para crianças de famílias de baixa renda (como Tiffany), que permitiu que elas frequentassem escolas particulares de sua escolha. 

Vi Tiffany novamente naquele ano e descobri que ela havia recebido uma bolsa de estudos por meio do D.C. Opportunity Scholarship Program e se matriculado na Archbishop Carroll High School. 

Tiffany havia se tornado uma jovem mulher encantadora que estava sendo bem sucedida como caloura na Carroll. Eu estava contente em vê-la e também em ver muitos outros estudantes beneficiários da mesma bolsa de estudos tendo sucesso. 

LEIA MAIS: Minhas filhas não vão à escola - mas isso não significa que elas não socializem

Tiffany se formou como oradora da sua turma em 2008 e então recebeu uma bolsa de estudos para a Syracuse University. Rezei para que essa jovem mulher se saísse bem e realizasse seus sonhos. E ela fez isso. 

Ela não apenas teve sucesso em Syracuse, mas também, após receber seu diploma de bacharel em bioquímica, foi aceita em um programa de doutorado. Tiffany recebeu seu doutorado no ano passado e agora trabalha na Johns Hopkins University como associada de pesquisa de pós-doutorado em oncologia. 

A jornada de Tiffany não apenas trouxe alegria ao meu coração – também fez valer a pena cada segundo de trabalho duro lutando por alternativas escolares. E há inúmeras outras crianças como Tiffany que podem se beneficiar com a expansão das alternativas escolares no nosso país. 

A National School Choice Week é um período para nos alegramos com histórias como a de Tiffany, e também almejar por um dia em que todas as crianças na América terão as portas da educação abertas para elas. Nosso movimento está vencendo. Vamos continuar vencendo. 

*Virginia Walden Ford é membro do conselho nacional e fundadora da The Black Alliance for Educational Options, Inc. Também participa do Comitê Consultivo em D.C. da US Civil Rights Commission, e atua como diretora executiva do D.C. Parents for School Choice, Inc., que ela fundou em 1998. 

©2018 Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês  

Tradução: Andressa Muniz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]