• Carregando...
 | Reprodução/
| Foto: Reprodução/

Um dia depois de anunciar a criação do Amazon Inspire, uma plataforma on-line gratuita com dezenas de milhares de materiais didáticos, a Amazon admitiu ter retirado três itens do site após educadores terem se queixado de violação de direitos autorais.

Em um erro de comunicação, a Amazon tinha incluído a chamada desses conteúdos em uma imagem de divulgação enviada a meios de comunicação.

5 tendências tecnológicas de impacto na educação

Leia a matéria completa

O mais embaraçoso ainda é que dois desses itens – uma coleção de lições de matemática de primeira série e aulas de literatura inglesa - foram criados por autores do teacherspayteachers.com, um site concorrente, em que educadores compartilham planos de aula.

Embora as queixas sobre o site da Amazon tenham sido poucas, o caso sugere que a Amazon Inspire não tenha um procedimento eficaz para impedir que materiais com direitos autorais sejam distribuídos por seus usuários. Outros canais, como o YouTube, por exemplo, preocupam-se com essa questão e têm processos sofisticados para monitorar o conteúdo gerado pelo usuário.

Rohit Agarwal, gerente da Amazon responsável pelo projeto, disse que a empresa estava investigando como esses materiais apareceram no site. O tropeço, no entanto, reduziu a confiança dos educadores em relação à plataforma, que acaba de ser anunciada.

A Amazon criou o site para permitir que os professores postem e compartilhem livremente planos de aula, questionários e outros recursos livres de direitos autorais. No futuro, a companhia admite querer cobrar pelo sistema de busca. Mas pode ser mais difícil do que os executivos da Amazon pensavam distinguir quais são os recursos educacionais abertos e vetar a distribuição de trabalhos com direitos autorais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]