• Carregando...
Imagem da manifestação dos professores realizada nesta terça-feira | Antônio More/Gazeta do Povo
Imagem da manifestação dos professores realizada nesta terça-feira| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Depois dos protestos que reuniram cerca de 5,5 mil pessoas em Curitiba, em lembrança ao dia 30 de agosto de 1988, quando policiais militares entraram em conflito com professores, a APP-Sindicato recebeu do governo do Paraná o compromisso pela contratação de 300 profissionais aprovados em concurso público em 2013. Além dessa pauta, o estado se comprometeu a dar prosseguimento aos processos seletivos para a contratação de funcionários para as escolas: administrativos, merendeiras e zeladores.

29 de abril

Segundo os representantes do governo na reunião, a falta no dia 29 de abril, demanda antiga da APP, não será retirada. Já a referente à ausência por causa dos protestos desta terça-feira (30) não será lançada.

No entanto, um projeto de lei que tramita na Alep visa a abonar a falta do dia 29 de abril. Segundo o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, 19 deputados estaduais são signatários dessa medida. Caso aprovada, a medida vai afetar o cumprimento dos 200 dias letivos.

Segundo a Secretaria de Educação do Paraná (Seed), a abertura dos novos concursos e a contratação célere dos aprovados já foram solicitadas à Comissão de Política Salarial, que delibera sobre as despesas do governo. As duas foram as únicas definições da reunião desta terça-feira (30), que contou com a participação do presidente da APP, professor Hermes Leão, do secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e da secretária de Educação, Ana Seres.

As outras pautas requeridas pelos professores estaduais foram recebidas a “título de análise” pelo governo. Segundo a APP, 8,3 mil funcionários recebem, atualmente, salários abaixo do piso mínimo regional. O sindicato também requereu o reajuste do auxílio-transporte para estes trabalhadores e uma política de progressões aos professores. Essas demandas do magistério também serão avaliadas junto à Comissão de Política Salarial.

“Nesta terça-feira (30) nós conseguimos pressionar o governo para concluir os encaminhamentos da APP. Sobre as progressões, o governo está trabalhando para transferir o pagamento para janeiro. Mas nós queremos implementar essa medida ainda nesse ano. Vamos retomar o debate no dia 14 de setembro”, explica Leão.

À tarde, o presidente da APP participou de uma audiência na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “Nós pudemos expor a educação como principal plataforma para o desenvolvimento econômico, social e cultural. A educação é um direito do ser humano e qualificá-la é um dever do estado”, ressalta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]