• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Os estudantes habilitados e que não fizeram as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016 têm até 31 de janeiro para solicitar dispensa da avaliação e regularizar sua situação. O pedido deve ser apresentado diretamente à instituição de ensino superior na qual o aluno está matriculado, juntamente com a justificativa da ausência.

O Enade foi realizado no último dia 20 de novembro para os 216.044 inscritos no exame. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 20.150 deles (9,33%) não compareceram às provas, que são obrigatórias e avaliam o rendimento dos alunos que estão concluindo a graduação.

Neste ano, o exame foi aplicado aos estudantes dos seguintes cursos: Agronomia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. Concluintes dos cursos superiores de tecnologia nas áreas de Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Agronegócio, Gestão Hospitalar e Radiologia também foram avaliados.

Regularização

A solicitação de dispensa do Enade deve ser entregue à instituição na qual o estudante está matriculado. Uma vez deferida, o coordenador do curso deve registrar a situação no sistema, no portal do Enade, até 31 de janeiro.

O estudante que tiver o pedido indeferido pela instituição, por sua vez, pode solicitar a dispensa diretamente ao Inep, entre os dias 8 e 22 de fevereiro. Neste caso, será necessário apresentar o documento original (ou cópia autenticada) que comprove o impedimento da participação no exame. Entre as justificativas aceitas estão acidente, casamento, licença maternidade ou paternidade e luto.

O aluno que tiver a solicitação de dispensa aceita ainda precisa apresentar até 22 de fevereiro o preenchimento completo do questionário do estudante no portal do Inep. O mesmo vale para aqueles que realizaram a prova, mas não preencheram o documento.

A relação dos alunos com os pedidos de dispensa deferidos será divulgada até 22 de março no site do Inep .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]