• Carregando...
Aluno agredido após exibição do filme O Jardim das Aflições na UFPE | Reprodução / Facebook
Aluno agredido após exibição do filme O Jardim das Aflições na UFPE| Foto: Reprodução / Facebook

A pluralidade ideológica nas universidades deveria ser bem-vinda: a divergência de ideias é parte essencial do processo de aprendizagem e da pesquisa. Mas, na prática, a discordância nem sempre é recebida de forma positiva. Com a ascensão de grupos de direita em um ambiente normalmente dominado pela esquerda, os embates se tornaram mais frequentes. Veja cinco casos recentes em que as universidades brasileiras foram palco de cenas inaceitáveis.

O Jardim das Aflições na UFPE

A Exibição do filme sobre o filósofo Olavo de Carvalho transcorreu sem problemas, mas militantes do PCO se aproximaram do local na saída e iniciaram uma confusão que gerou troca de socos e empurrões.  Pelo menos um estudante acabou ferido.

Confusão também na UFBA 

Depois de a exibição de O Jardim das Aflições ser impedida pela direção da universidade, o filme foi projetado do lado de fora da biblioteca. Lá, um grupo de esquerda – com um carro de som – apareceu para protestar e prejudicou a exibição do filme. Um militante de direita afirma ter sido agredido. 

Direitistas invadem palestra na UERJ 

Durante uma palestra sobre os 100 anos da Revolução Comunista na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), um grupo de militantes pró-intervenção militar invadiu o espaço e interrompeu a apresentação aos gritos. Além dos ataques verbais, houve empurra-empurra.

Source: Grupo invade aula sobre Revolução Russa na UERJ e ameaça alunos e professores by brasil247 on Rumble

Antifeminista na UFG

Uma das responsáveis por uma página antifeminista na internet, Thaís Azevedo Alves foi impedida de dar uma palestra na UFG (Universidade Federal de Goiás). Manifestantes ocuparam  o local, ofenderam a palestrante e geraram tumulto.

Agressão na UnB

No ano passado, alunos de esquerda agrediram um estudante pró-monarquia depois que ele hasteou uma bandeira do Império no prédio principal da UnB (Universidade de Brasília). 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]