• Carregando...
 | Hedeson Alves
/ Gazeta do Povo
| Foto: Hedeson Alves / Gazeta do Povo

Com o apoio de professores e estudantes, Ricardo Marcelo Fonseca foi eleito o novo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Diretor do setor de Ciências Jurídicas, Fonseca é representante da chapa 2 (UFPR é nossa vida), que tem como vice a professora de Engenharia Florestal Graciela Muniz. A dupla conseguiu vencer o pleito com mais de 51% dos votos, segundo a os últimos dados, que não são finais, mas que já decidem a disputa.

Ao assumirem os cargos, no dia 19 de dezembro, os eleitos terão a responsabilidade de administrar um orçamento anual de mais de R$ 1 bilhão. Em 2016, a Lei Orçamentária Anual (LOA) previu cerca de R$ 1,3 bilhão para a universidade.

À frente da chapa 1 (UFPR que queremos), o chefe do setor de Ciências Exatas, Marcos Sunye, e a vice, a professora de pedagogia Andrea Caldas, conseguiram 48,22% dos votos até o momento.

Eleição na UFPR: “Considero a gestão do HC o maior desafio”, afirma Ricardo Marcelo Fonseca

Leia a entrevista completa.

Chapa 2 teve mais votos de professores e estudantes

Fonseca e Graciela ganharam a maioria dos votos de estudantes e professores. Dos 10.671 alunos que votaram, 6.239 - até o último levantamento- optaram pela chapa 2. A dupla concorrente levou 4.559 votos dos estudantes.

A maioria dos professores também decidiu apoiar a chapa 2. Foram 1.398 votos de professores para Fonseca e Graciela contra 926 para Sunye e Andrea.

Por outro lado, chapa 1 foi a preferida entre os servidores técnico-administrativos: 2.126 deles apoiaram Sunye e Andrea. Os concorrentes levaram votos de 1.287 destes funcionários.

Contagem longa

As eleições foram realizadas entre esta terça (27) e quarta-feira (28). A contagem dos votos foi realizada no Teatro da Reitoria, no Centro de Curitiba, e se prolongou pela madrugada desta quinta-feira (29).

Integraram a Comissão Partidária de Consulta (CPC), que contabilizou os resultados, associados do Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Ensino de 3º Grau Público (Sinditest), integrantes do Diretório Central Estudantil (DCE) e da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR-Ssind).

Além dos campus da UFPR em Curitiba e o complexo do Hospital de Clínicas, urnas estavam disponíveis nas sedes da universidade dos municípios de Jandaia do Sul, Toledo, Palotina, Mirassol, Paranaguá e Pontal do Paraná.

A votação começou na terça-feira (27) e se encerrou na quarta-feira (28). Nenhuma urna foi impugnada. O mandato é de quatro anos, com direito a reeleição. As eleições diretas para reitor da UFPR acontecem há três décadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]