• Carregando...
 |
| Foto:

Um vídeo que circula na internet denuncia doutrinação ideológica em uma escola em Pelotas (RS). De acordo com a postagem, o Colégio Municipal Pelotense se aproveitou do “3º Encontro Sobre Gênero, Diversidade e Educação”, parte da Semana da Diversidade, organizada pela prefeitura municipal, para ensinar a ideologia de gênero.

As cenas foram filmadas e divulgadas na internet.

DENÚNCIA! Fui até Pelotas, para denunciar doutrinação LGBT (IDEOLOGIA DE GÊNERO) dentro da escola pública Municipal...

Publicado por Bk tuber em Quinta-feira, 30 de novembro de 2017

“A palestra teve uma apresentação sensual, uma performance de duas mulheres e um rapaz, que ficavam se retorcendo no palco”, diz o  responsável pela filmagem, o youtuber Rafael Silva Oliveira, conhecido como Rafinha BK, em entrevista à Gazeta do Povo

“Depois, em outra palestra, uma mulher disse ter o sexo imposto pelo médico quando nasceu e que no decorrer da vida foi se descobrindo homem. As informações apresentadas não tinham base científica alguma, eram só teses. O objetivo era doutrinar na questão de gênero. Uma drag queen também deu uma palestra, defendendo ‘direitos humanos’ e inclusive atacando o deputado Bolsonaro”, completou. 

Imposição 

O evento aconteceu em horário de aula e, em conversa com estudantes, o youtuber colheu depoimentos de alunos alegando que foram obrigados a comparecer às palestras: estudantes contaram que quem não fosse ao evento, “ganhava falta”.  

Além disso, os assuntos abordados seriam cobrados em um trabalho ao fim do bimestre. “Um deles me contou que a palestra iria compor a nota de Educação Física”, diz Rafinha. 

“Meu neto frequenta o colégio e contou que tinha uma aula de espanhol, mas a professora mandou todos os alunos assistirem [à palestra], caso contrário levariam falta”, relata um comentário na postagem.

Outro lado 

O vídeo mostra o diretor do colégio, Arthur da Silva Katrein, negando a obrigatoriedade de participação no evento. “Com certeza não. Nenhum aluno foi obrigado a vir”, diz Katrein. 

De fato, após a postagem do vídeo, alguns alunos afirmaram que não foram obrigados a comparecer ao evento, mas segundo Rafinha eles eram parte da militância que organizou a apresentação. 

“Não fui obrigada a assistir nenhuma palestra. Os alunos foram convidados e quem não quisesse poderia assistir a aula normal ou ir embora, tanto que fiquei na aula”, disse uma estudante.

“Eles foram lá estrategicamente para tentar contradizer o que estava sendo exposto no vídeo. Vários relatos colhidos na hora mostram que quem não fosse iria para a direção”.

Procurado, o diretor da instituição afirmou que retornaria as ligações da Gazeta do Povo “assim que possível”, mas não entrou em contato até a publicação desta reportagem.

Já a Secreteria de Municipal de Educação e Desporto (SMED) de Pelotas informou que o evento foi mesmo realizado dentro da Semana da Diversidade, organizado pela Comissão de Diversidade sexual e Gênero da Subseção OAB Pelotas, Grupo Gesto (Grupo pela Educação, Saúde e Cidadania), Vale Vida, Diversu's (Grupo interdisciplinar de estudos em gênero e diversidade sexual, composto por professores do curso normal ) e apoiado pela Prefeitura de Pelotas, OAB, Companhia de Teatro “Você sabe quem” e Governo do Estado. 

 “O presente evento não teve custos, os professores e as suas respectivas turmas foram convidados a participarem do evento. A maioria dos presentes eram alunos do curso normal, curso este destinado a formação de professores, o que justifica o interesse no assunto”, justificou.

Convite teria partido da própria escola para um projeto sobre identidade de gênero.#GazetadoPovo via #Educação

Publicado por Gazeta do Povo em Segunda, 4 de dezembro de 2017
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]