• Carregando...
 |
| Foto:

Imersos em um número cada vez maior de atividades e ocupações, os estudantes parecem ter cada vez menos tempo para se dedicar à leitura de livros. Mas, mesmo quando o relógio não é um aliado, é possível obter informações relevantes de uma obra. 

O livro How to read a book (Como ler livros, na versão traduzida pela É Realizações) é um clássico lido por milhões de pessoas nos Estados Unidos desde que foi publicado, em 1940, e tem sido usado em sala de aula desde então.  A tese central da obra de Mortimer Adler é a de que existem diferentes níveis de leitura, e que não necessariamente a sequência linear do início para o fim é a mais adequada em todas as circunstâncias. 

Nos casos em que o tempo é curto, por exemplo, usar o segundo nível (a pré-leitura) é mais inteligente do que começar o primeiro capítulo e seguir em sequência até que o tempo se esgote – sem que se chegue à parte mais importante. Folhear as páginas aleatoriamente tambem não é a melhor forma de usar o tempo.

Veja os seis passos que Adler propõe para obter o máximo de um livro em até uma hora.

1 – Leia o prefácio.

Uma rápida leitura deve ser suficiente para lhe dizer o tema central do livro e, com sorte, o argumento principal do autor. Identificar o tipo da obra e o objetivo do autor é essencial antes de seguir os próximos passos.

2 – Analise o índice. 

Pular o índice do livro é uma má ideia. Tão importante quanto olhar o mapa antes de uma viagem de carro é identificar o caminho percorrido pelo autor da obra, diz Adler.  O índice pode ter pistas valiosas sobre a estrutura da obra.

3 – Veja o índice remissivo – caso haja um. 

O índice remissivo é a sessão, no fim do livro, que lista palavras-chave e indica onde elas são citadas ao longo da obra. Aqui é possível ter uma boa ideia dos assuntos que ocupam mais espaço no livro. Identifique os temas cruciais e confira algumas passagens do livro sobre eles.  Assim, será possível compreender ao menos parcialmente a perspectiva do autor.

 4 – Leia a contracapa. 

Sim, ela pode trazer uma versão super-resumida da obra e sintetizar os argumentos principais do autor. 

5 – Identifique os capítulos mais importantes. 

Com base nas informações que você já recolheu, isso não deve ser um problema. Dê uma olhada geral nesses capítulos – se houver houver um sumário no início de cada um, leia com atenção. 

6 – Folheie a obra livremente. 

Depois de ter percorrido as cinco etapas anteriores, o leitor já deve ter uma noção clara do tema central do livro, da forma de organização da obra e da perspectiva do autor. Agora, é possível folheá-lo de forma superficial, parando ocasionalmente para ler um ou alguns parágrafos que pareçam importantes. E, por fim, não deixe de ler as últimas duas ou três páginas. Em muitos casos, elas trazem um resumo do que foi dito no livro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]