• Carregando...
 | /
| Foto: /

A rotina da graduação exige muita concentração para cumprir os desafios propostos em cada período, mas a preparação precoce para o mercado de trabalho também é importante. Saem na frente os alunos que enxergam nas atividades oferecidas pela universidade a chance de direcionar a sua formação para a área de atuação desejada.

Pensando nisso, a Gazeta do Povo conversou com profissionais de diferentes áreas sobre o perfil de cada uma delas e as estratégias para, ainda na graduação, adquirir os atributos de um profissional de destaque no mercado.

LEIA TAMBÉM: Saiba como escolher um curso no ensino superior

CONTEÚDO PATROCINADO: Confira lista de instituições de ensino superior com vagas abertas em Curitiba

Empreendedorismo

Perfil: são pessoas motivadas, que têm vontade de fazer, criar e realizar as ideias que geram.

Desafios: a rotina tem altos e baixos e cabe ao profissional gerenciar as fases do negócio, assumindo riscos e responsabilidades para garantir um bom desempenho.

Benefícios/prazeres: criar um negócio que carregue os valores em que você acredita, resolvendo problemas e construindo soluções de maneira inovadora, trabalhando com uma rotina flexível.

Como desenvolver a carreira: complementar os estudos com atividades práticas – em empresas juniores, por exemplo – que incentivem o protagonismo, a liderança e a tirar as próprias ideias do papel.

Coorporativo e industrial

Perfil: os profissionais que se destacam na área têm visão sistêmica: conhecem suas funções e a dos outros setores e sabem como otimizar o trabalho.

Desafios: estar em constante atualização sobre as novas ferramentas de trabalho e criação de estratégias para fazer a empresa evoluir

Benefícios/prazeres: trabalhar em equipe por um objetivo maior com o qual se identifica. Quando a empresa cresce, o profissional cresce também.

Como desenvolver a carreira: participar de projetos que apresentem os desafios vividos pela indústria. A área também exige formações complementares, como segunda e terceira línguas.

Área acadêmica

Perfil: os pesquisadores têm curiosidade e disponibilidade para dedicar muitos anos de estudo a um determinado tema. Também atuam em sala de aula, mediando o conhecimento.

Desafios: exige intensa produção de artigos e pesquisas. É preciso lidar com os desafios da sala de aula, como a abordagem dos alunos e a transformação no conhecimento em conteúdo atraente.

Benefícios/prazeres: a carreira proporciona a troca de conhecimento com pessoas do mundo todo. Em sala de aula, há a oportunidade de ser um modelo para os futuros profissionais da área.

Como desenvolver a carreira: os projetos de pesquisa, extensão, monitoria e iniciação científica ajudam a desenvolver a didática e dão uma ideia sobre como funciona a rotina de um profissional acadêmico.

Serviço Público

Perfil: são profissionais com muito conhecimento técnico sobre a área de atuação, isso porque os concursos públicos avaliam essa capacidade exaustivamente.

Desafios: o trabalho exige organização para lidar com processos repetitivos, normatizados e burocráticos. Normalmente, é uma rotina de trabalho com pouca inovação.

Benefícios/prazeres: oferece maior estabilidade em relação à área privada. É um bom ambiente para quem gosta de atividades padronizadas, hierarquizadas e rotineiras.

Como desenvolver a carreira: a dica é ficar atendo aos editais dos concursos pretendidos e direcionar a formação seguindo os pré-requisitos da prova. Para a ascensão na vaga é importante focar na qualificação

Terceiro setor

Perfil: são pessoas que buscam a solução de problemas sociais. Atuam em áreas como saúde, educação, meio ambiente e empoderamento comunitário.

Desafios: os desafios vão desde o relacionamento com investidores e voluntários até, em ONGs maiores, a rotina de um ambiente administrativo.

Benefícios/prazeres: o trabalho desenvolve profissionais multifuncionais que conseguem ver suas ações transformando a vida ou a situação da causa onde eles e a empresa atuam.

Como desenvolver a carreira: o serviço voluntário é uma maneira de conhecer a área mais a fundo. Muitas organizações divulgam suas ações em centros acadêmicos. Preste atenção nas oportunidades para criar parcerias com as instituições.

Colaboraram: Alexandre Weiler, consultor de carreira da ESIC Business & Marketing School; Bárbara Moraes, gestora de Rede no Instituto Legado; João Eduardo Malheiros, gerente do IEL no Paraná; Luciana Albanese, professora do Departamento de Psicologia e Educação da UFPR e Mariana Foresti, coordenadora regional da Endeavor no Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]