• Carregando...
 | /
| Foto: /

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um nome que chega a dar calafrios. Boa parte do desconforto é devido ao processo de colocar tudo dentro das normas técnicas. Foi durante uma aula da disciplina de Metodologia Científica que o estudante Daniel Alon Antar, hoje formado pela PUCPR em Engenharia de Produção, decidiu buscar algum software que facilitasse a formatação automática dos trabalhos. Não encontrou e há seis meses lançou o Menthor, site gratuito que formata as referências dos trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – o que garante padronização, confiabilidade e originalidade aos trabalhos e pesquisas científicas.

LEIA TAMBÉM: Regras da ABNT: veja as normas para monografias e trabalhos acadêmicos

“Detectamos que a parte mais chata de todo o processo é a formatação de referências, assim escolhemos lançar esta ferramenta primeiro. O Beta está crescendo bastante e estamos recebendo um feedback excelente dos 30 mil usuários. Esta versão Beta é gratuita, estamos em busca de investidores para avançar.

Daniel Alon AntarCriador do Menthor

“Comecei o Menthor no início de 2012, quando tinha um professor chato que pegava muito no pé com relação às normas e sua aplicação. Quando vi que não havia nada que resolvesse esse problema, larguei todos os meus planos de fazer intercâmbio na França para começar o projeto”, conta Daniel, que em 2013 apresentou a ideia no programa Startup Weekend. “Após muito erros e acertos, acabei entrando na pré-aceleradora de Startups Hotmilk e isso alavancou o projeto. Ali conheci desenvolvedores que me ajudaram de verdade nessa empreitada.” Por enquanto, o programa formata apenas a página de referências, mas a intenção é terminar o desenvolvimento do editor completo que adapte o trabalho acadêmico inteiro.

Usabilidade

Para usar a ferramenta, basta entrar no site www.menthor.co, fazer login e iniciar a inserção das obras com o preenchimento dos dados da referência. Automaticamente a plataforma adapta as obras utilizadas na pesquisa nas normas da ABNT em ordem alfabética e permite que o usuário baixe a página em um programa editor de texto para inserir no trabalho. Mateus Kaplun, 24 anos, é um dos 30 mil usuários do site. Ele conta que a descoberta do Menthor, indicação de um colega, mudou sua forma de encarar os trabalhos acadêmicos. “No meu TCC há dois anos a parte mais chata foi esse trabalho manual das referências dos autores. Agora estou usando o site para meu artigo da pós e está facilitando bastante. Melhorou 100%”, conta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]