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Enade

Confira algumas das questões elogiosas ao presidente Lula

12/11/2009 | 00:06
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Veja algumas das questões elogiosas ao presidente Lula ou a ministérios, e as respostas apontadas como corretas pelo gabarito do MEC:

Questão 3

O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número alarmante de 12 bilhões por ano no Brasil. Veja o slogan dessa campanha: "Saco é um Saco. Pra cidade, pro planeta, pro futuro, pra você."

O possível êxito dessa campanha ocorrerá porque:

I. se cumpriu a meta de emissão zero de gás carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais.

II. deixaram de ser empregados, na confecção de sacolas plásticas, materiais oxibiodegradáveis e os chamados bioplásticos que, sob certas condições de luz e de calor, se fragmentam

III. foram adotadas, por parcela da sociedade brasileira, ações comprometidas com mudanças em seu modo de produção e de consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade

IV. houve redução tanto no quantitativo de sacolas plásticas descartadas indiscriminadamente no ambiente, como também no tempo de decomposição de resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários.

Estão corretas somentas as afirmativas

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV (correta)

Questão 5

O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza.

Entre as iniciativas e suas consequências, é incorreto afirmar que:

a) a construção de obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem levado à redução dos prazos necessários aos estudos de impacto ambiental, o que pode interferir na sustentabilidade do projeto

b) a construção de grandes centrais hidrelétricas nas bacias do Sudeste e Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amazônia, nos quais o volume de água, o relevo e a baixa densidade demográfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental (correta)

c) a exploração do petróleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil terá, ao lado dos impactos positivos na economia e na política, consequencias ambientais negativas, se persistir o modelo atual de consumo de combustíveis fósseis

d) a preocupação mais voltada para a floresta e os povos amazônicos coloca em alerta os ambientalistas, ao deixar em segundo plano as ameaças aos demais biomas

e) os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilístico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econômica, agravarão a poluição do ar e o intenso fluxo de veículos nas grandes cidades

Questão 8

Leia os gráficos e relacione às seguintes informações:

O Ministério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como também tem parque gráfico atualizado, excelente nível de produção editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do país estejam nas mãos de 16% da população. Para melhorar essa situação, é necessário que o Brasil adote políticas públicas capazes de conduzir o país à formação de uma sociedade leitora.

Qual das seguintes ações não contribui para formação de uma sociedade leitora?

a) desaceleração da distribuição de livros didáticos para os estudantes das escolas públicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros (correta)

b) exigência de acervo mínimo de livros, impressos, e eletrônicos, com gêneros diversificados, para as bibliotecas escolares e comunitárias

c) programas de formação continuada de professores, capacitando-os para criar um vínculo significativo entre o estudante e o texto

d) programas, de iniciativa pública e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mãos dos leitores

e) uso da literatura como estratégia de motivação dos estudantes, contribuindo para uma leitura mais prazerosa

Questão 9 (discursiva)

O Ministério da Educação criou o Índice Geral de Cursos -- IGC, que é o resultado das notas atribuídas a cada instituição de ensino superior pelo MEC, considerando-se a qualidade dos cursos de graduação de cada uma delas. O IGC tem como função orientar o público sobre a qualidade do ensino oferecido em cada instituição.

Segundo o sítio do Ministério da Educação, as instituições recebem uma nota de 1 a 5, considerando:

I. o resultado dos estudantes no Enade; e

II. variáveis de insumo, tais como: corpo docente; infraestrutura da instituição; programa pedagógico.

Com base nessas informações, considere a situação a seguir e faça o que se pede:

Um universitário que frequenta um curso de graduação em uma escola Y consulta o sítio do MEC e verifica que seu curso recebeu IGC 2.0. No mesmo endereço, ele consulta os critérios empregados pelo ministério para o cálculo desse índice.

a) Leia esta afirmativa:

O critério corpo docente é o que contribui de forma determinante para a obtenção do IGC 2.0, da escola Y.

Assinale com um x, no espaço indicado, se você concorda ou não com essa afirmativa. Apresente dois argumentos que deem suporte à sua resposta.

Questão 19

Quando o presidente Luís (sic) Inácio Lula da Silva afirmou que a crise financeira mundial era um tsunami no exterior, mas, no Brasil, seria uma "marolinha", vários veículos da mídia criticaram a fala presidencial. Agora é a imprensa internancional que lembra e confirma a previsão de Lula. Considerando a realidade atual da economia, no exterior e no Brasil, é correto afirmar que houve, por parte dos críticos,

a) atitude preconceituosa

b) irresponsabilidade

c) livre exercício da crítica (correta)

d) manipulação política da mídia

e) prejulgamento

Questão 23

(...) Não há sinais de medidas concretas que venham a prevenir novas manipulações de resultados. Quando se coloca diante da TV para acompanhar as voltas das máquinas pela pista, e, depois, quando lê a descrição das disputas nos jornais, o leitor não tem ideia das artimanhas que colocam este ou aquele no pódio. Torce como se a habilidade de cada piloto fosse o fato decisivo para a vitória. Como se sabe agora, há muita "mutreta" por trás da pista. Se mal consegue explicar as escandalosas manipulações de resultados no campeonato nacional de futebol, com erros de arbitragem que, de tão toscos, não deveriam ser considerados erros, como espera que a imprensa seja capaz de diferenciar o certo do errado na Fórmula 1? Trata-se de missão complicada, mas bem que a imprensa poderia ajudar o leitor e telespectador a diferenciar os interesses comerciais da cobertura jornalística, quando roncam os motores. (...) (As liberdades Seletivas, de Luciano Martins Costa, publicado no site Observatório da Imprensa em 29/09/2009).

A situação vivenciada pelos veículos de comunicação de massa apresentada no texto é:

a) atuação incisiva das assessorias de imprensa nas redações esportivas

b) conivência da imprensa esportiva para com os proprietários das mídias

c) manipulação dos empresários automobilísticos nos editoriais jornalísticos

d) negligência ou omissão dos profissionais na apuração real dos fatos. (correta)

e) redação contraditória realizada pela mídia esportiva diante dos acontecimentos

Não foi a primeira vez que o Enade teve cunho ideológico. Em 2008 a prova trazia uma questão em que os estudantes eram induzidos a concordar com o aborto, que faz parte da plataforma do governo federal. Veja:

Questão 4

Cidadãs de Segunda Classe?

As melhores leis a favor das mulheres de cada país-membro da União Européia estão sendo reunidas por especialistas. O objetivo é compor uma legislação continental capaz de contemplar temas que vão da contracepção à eqüidade salarial, da prostituição à aposentadoria. Contudo, uma legislação que assegure a inclusão social das cidadãs deve contemplar outros temas, além dos citados.

São dois os temas mais específicos para essa legislação:

a) aborto e violência doméstica (correta)

b) cotas raciais e assédio moral

c) educação moral e trabalho

d) estupro e imigração clandestina

e) liberdade de expressão e divórcio

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