• Carregando...
Procurada pela Gazeta do Povo, a UFES se limitou a dizer que não recebeu nenhuma denúncia formal, mas que está apurando os fatos. | UFES.
Procurada pela Gazeta do Povo, a UFES se limitou a dizer que não recebeu nenhuma denúncia formal, mas que está apurando os fatos.| Foto: UFES.

Um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação foi responsável por ataques a quadros que têm como tema o Padre Antônio Vieira na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) -  as obras, que estavam expostas nos corredores da instituição, foram censuradas pelos alunos.  

Estudantes do curso de História da universidade consideraram o ato como uma manifestação contra o “colonialismo” e “racismo” do Padre Antônio Vieira. Os quadros fazem parte do acervo da instituição há pelo menos três décadas.

Repercussão

No Facebook, um professor do Departamento de História classificou a ação dos alunos como um “evento emblemático” e afirmou que “o pensamento conservador, colonialista e racista de Antonio Vieira” não representa a comunidade universitária. 

“Gostei da atitude dos alunos! Vivemos momentos de descolonização do pensamento e de crescimento da consciência étnica de nossa população. Antônio Vieira, como um representante do colonialismo, tinha uma posição ofensiva em relação aos negros e índios”, defendeu. 

Alunos e ex-alunos demonstraram apoio ao posicionamento do professor. “É de extrema importância um posicionamento como o seu, professor! Chegou a hora da insurreição!”, comentou um estudante do curso de Ciências Sociais da instituição na postagem. 

“Amei. Parabéns aos alunos. Na nossa época de estudantes queríamos fazer e nos furtamos... No máximo jogamos tinta no relógio dos 500 anos...”, completou uma ex-aluna da universidade. 

Procurada pela Gazeta do Povo, a  UFES se limitou a dizer que não recebeu nenhuma denúncia formal, mas que está apurando os fatos. 

“Sobre a suposta ação de estudantes em relação a quadros do Pe. Antônio Vieira nos corredores do prédio IC-III, a Administração Central da Ufes informa que até o momento não recebeu nenhuma denúncia formal, mas que está apurando os fatos", disse a instituição.

Personagem

Padre Antônio Vieira foi um filósofo e escritor jesuíta que veio ao Brasil como missionário durante o período colonial. Uma das figuras mais influentes do século XVII, o clérigo liderou missões de catequização e ensino da língua portuguesa a povos indígenas brasileiros. 

Seus sermões ganharam destaque por criticarem o autoritarismo dos portugueses, as violências sofridas pelos índios e a Inquisição da Igreja Católica - hoje eles são considerados algumas das obras literárias mais importantes da literatura em língua portuguesa.

Além disso, quadros com seus retratos e das suas missões também constituem o legado artístico brasileiro da época.

CONTROVÉRSIA Para seus defensores, ele se tornou referência por seus esforços em corrigir os índices elevados de...

Publicado por Gazeta do Povo em Quinta-feira, 4 de janeiro de 2018
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]