• Carregando...
Balanço aponta que ocupação chegou a mais de 160 municípios do estado. Na foto, escola ocupada em São José dos Pinhais | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Balanço aponta que ocupação chegou a mais de 160 municípios do estado. Na foto, escola ocupada em São José dos Pinhais| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O movimento estudantil que representa as ocupações nas escolas do Paraná só deve discutir o futuro dos protestos na próxima quarta-feira (26) e não mais nesta sexta (21), como estava planejado. Segundo o Ocupa Paraná, o encontro foi adiado para possibilitar que mais escolas participem do debate, que vai, entre outras coisas, deliberar sobre uma possível desocupação temporária das unidades que irão receber as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesta quarta-feira (19), após o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), declarar que as ocupações podem acarretar no adiamento da aplicação das provas para cerca de 95 mil estudantes em todo o país, o Ocupa Paraná afirmou, em nota, que cogita liberar as escolas ocupadas - e que vão receber o exame - nos dias do Enem (5 e 6 de novembro). A reportagem tentou repercutir o assunto com a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), mas não conseguiu contato até o fim da manhã desta quinta.

Mas, em nota publicada nas redes sociais, o movimento justificou que não tem intenção de prejudicar os alunos e que a possibilidade de desocupar essas unidades temporariamente não enfraqueceria as ações. “Sabemos que os estudantes das 145 escolas não hesitariam em suspender temporariamente as ocupações para que a prova acontecesse. E com certeza essas escolas voltariam a ser ocupadas depois do Enem da mesma forma que tem acontecido com as escolas desocupadas por reintegrações de posse”, diz o comunicado.

Consulta aos locais de prova do Enem 2016 está disponível

Leia a matéria completa

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as provas do Enem podem ser adiadas em 145 escolas do Paraná por conta das ocupações. Para evitar um possível prejuízo, Mendonça Filho disse que a saída dos estudantes destes locais precisa ocorrer até o dia 31 de outubro.

A declaração do ministro vai contra o que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vinha afirmando até então. Na semana passada, após uma declaração do chefe da Casa Civil do Paraná, Valdir Rossoni - de que os estudantes do Paraná não fariam o Enem caso as ocupações fossem mantidas -, o órgão vinculado ao MEC informou que a aplicação das provas para os quase 420 mil inscritos no estado estava mantida.

Ocupações chegam a 40% dos municípios do PR

As ocupações em colégios do Paraná começaram no último dia 3 e já abrangem 800 unidades, doze campus universitários e dois núcleos regionais de Educação, em mais de 160 municípios - equivalente a cerca de 40% do total de municípios do estado.Os dados são do movimento Ocupa Paraná.

Os estudantes são contra a Medida Provisória 746, que trata sobre alterações no currículo do ensino médio, como a implantação da jornada em tempo integral e a flexibilização de disciplinas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]