• Carregando...
Harvard: opção gratuita para brasileiros | Joseph WilliamsFlickr/Creative Commons
Harvard: opção gratuita para brasileiros| Foto: Joseph WilliamsFlickr/Creative Commons

Nos últimos anos, a oferta de cursos online de alta qualidade explodiu. Plataformas domo EdxCourseraCanvas oferecem uma infinidade de temas, com professores de algumas das melhores universidades do mundo. Problema: uma minoria tem versão em português. Por isso, a Gazeta do Povo separou 10 cursos que podem ser aproveitados pelo público brasileiro. Todos são gratuitos, mas na maior parte dos casos é possível obter um certificado de conclusão por uma taxa que varia de 29 a 99 dólares (de 90 a 315 reais, aproximadamente). 

 

Descrição:  Destinado a explicar as diferentes definições de justiça, o curso promete explicar os “fundamentos da filosofia política” e cobrir assuntos contemporâneos como ações afirmativas e o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A meta é fazer os alunos terem a habilidade de “articular e avaliar” argumentos filosóficos e fazer perguntas filosóficas em torno da ideia de justiça.

Instituição: Harvard 

Duração: 12 semanas 

Início: 15 de junho (curso em andamento)

Certificado: 99 dólares

 

Descrição: O curso é descrito como uma “introdução prática e holística” a diferentes métodos de negociação. As aulas partem do planejamento de uma negociação e vão até a execução do acordo negociado.

Instituição: Universidade do Michigan 

Duração: 6 semanas 

Início: 17 de julho

Certificado: 29 dólares

 

Descrição:  O objetivo é explorar as técnicas usadas por pessoas na arte, na ciência, no esporte e na literatura para desenvolver habilidades. A premissa é a de que o cérebro humano tem duas maneiras de classificar as informações que recebe, e que é possível melhorar a organização daquilo que é aprendido.

Instituição: Universidade da Califórnia - San Diego 

Duração: 4 semanas 

Início: 10 de julho 

Certificado: 29 dólares

 

Descrição: O curso se propõe a ensinar lógica sob uma ótica diferente: a linguagem computacional. Embora a descrição possa assustar, os organizadores afirmam que mesmo alunos do ensino médio podem se beneficiar com as aulas. O curso tem uma vertente prática, e mostra como a lógica é utilizada na matemática, na engenharia e até no Direito.

Instituição: Stanford 

Duração: 10 semanas 

Início: 2 de outubro 

Certificado: 75 dólares

 

Descrição: As lições se valem de objetos do cotidiano para apresentar noções da Física. Temas como gravidade, aceleração, as leis de Newton são explicados por meio de exemplos práticos do mundo real. 

Instituição: Universidade da Virgínia 

Duração: 8 semanas 

Início: 17 de julho 

Certificado: 29 dólares 

 

Descrição: O curso responde algumas das perguntas primordiais sobre a origem da vida e os mecanismos de evolução, além de adentrar temas como a possibilidade de vida fora da Terra. 

Instituição: Universidade de Illinois 

Duração: 8 semanas 

Certificado: 29 dólares 

Início: 24 de julho 

 

Descrição: Destinado a apresentar diferentes formas de pensar estrategicamente, este curso funciona como base para diversas disciplinas das ciências sociais. 

Instituição: Universidade do Michigan 

Duração: 12 semanas 

Início: 10 de julho 

Certificado: 29 dólares  

 

Descrição: O curso apresenta as últimas descobertas científicas em cosmologia, física quântica e ciência cognitiva para explicar como as ideias sobre a natureza e o universo a nossa volta evoluíram com o tempo. 

Instituição: Darmouth College 

Duração: 6 semanas 

Início: Curso encerrado (mas é possível acessar todo o conteúdo) 

Certificado: Indisponível 

Descrição: Totalmente em português, este curso explica as diferenças entre os estilo  americano e brasileiro de administrar. Um dos aspectos analisados é o baixo grau de confiança entre os brasileiros.  

Instituição: Winvest Consultoria 

Duração: não informada 

Início: 21 de agosto 

Certificado: Disponível, com preço não informado

 

Descrição: Uma boa opção para músicos profissionais e amadores. Apesar de focado nas letras, o curso também explora o aspecto musical da composição. Aos que já compõem, há a oportunidade de fazer exercícios práticos. 

Instituição: Berklee 

Duração: 7 semanas 

Início: 24 de julho

Certificado: 29 dólares

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]