• Carregando...
 |
| Foto:

Videoaulas

Veja as aulas de Biologia e Física em: www.gazetadopovo.com.br/educacao/enem

Foi-se o tempo em que a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias mal exigia cálculo: com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximando dos vestibulares tradicionais, os alunos se veem obrigados a gastar o lápis e destrinchar os números em questões de Física, especialmente, mas também de Biologia e Química. Com uma diferença: entender a pergunta, aplicá-la na prática e avaliar sua relação com as respostas pode levar à solução mesmo sem precisar recorrer a equações.

Para o professor de Física Paulo Sen Lee, do curso Expoente, as 45 questões da prova de Ciências da Natureza têm sido bem distribuídas entre as três disciplinas – cerca de 15 para cada uma. Entre as questões de Física, segundo ele, as últimas provas do Enem têm misturado perguntas teóricas e de cálculo. "Havia certa tendência para questões teóricas e conceituais. Mas nas últimas edições, apareceram de três a quatro questões com cálculo", diz. Em 2013, de acordo com o levantamento do professor, foram 8 questões conceituais e 7 com cálculo na disciplina de Física.

Nessa prova, o objetivo é levar os conceitos teóricos para o dia a dia, mostrando sua relação com o cotidiano dos estudantes. Assim, não é raro ser cobrado o cálculo de qual meio de combustível libera menos energia, levantando questões econômicas e ambientais, que se compreenda os kW/h da conta de luz ou por que determinado circuito deixou de funcionar – teorias que podem ser aplicadas em casa. São casos que, mesmo exigindo conhecimentos específicos, podem ser solucionados a partir de experiências pessoais.

Além de interpretar corretamente os enunciados, vale prestar atenção em como aquilo que você pratica no cotidiano pode ser cobrado na prova. Viu um objeto caindo muito rapidamente? Que tal aplicar o que você aprendeu sobre as leis de Newton e calcular a velocidade da queda? Ou choveu e depois veio o sol, logo acompanhado de um arco-íris: por que esse fenômeno acontece?

Fique de olho

Atualidades permeiam assuntos citados pelos professores

1 - Energia: o professor Paulo Roberto Fiatte Carvalho, do curso Acesso, explica que merecem atenção especial os assuntos que envolvam transformações de energia, como energias não-renováveis, biocombustível, energia solar e carros elétricos. "Questões de termologia, principalmente transmissão do calor e termodinâmica, são facilmente trabalhadas em um contexto social e tecnológico e, certamente, como em outras edições, aparecerão na próxima avaliação", diz o professor. Os mesmos assuntos são destacados pelo professor Paulo Sen Lee, do curso Expoente, como a termodinâmica – associada à compressão das máquinas térmicas. É preciso conhecer, também, qual é a eficiência do combustível fóssil no funcionamento dos motores à explosão.

2 - Mecânica: neste caso, principalmente a Cinemática e a Lei da Gravitação Universal, de Isaac Newton , que aparecem com frequência nas provas e continuam em alta.

3 - Eletricidade: as questões envolvem cálculos e contextualizações relativas ao gasto de energia elétrica, e fenômenos relacionados ao Eletromagnetismo. Também é bom estar atento às novidades da área. "As bicicletas elétricas estão em alta, surgiram como um novo modal de transporte e podem aparecer como contexto para transformações de energia, cálculos de consumo e comparações com outros modais", diz o professor Paulo Roberto Fiatte Carvalho, do curso Acesso. O professor Paulo Sen Lee, do curso Exponte, cita ainda a necessidade de dar atenção especial para energia e potência elétrica, circuitos com lâmpadas e sobre a eficiência do uso de equipamentos elétricos. E a indução eletromagnética, base do funcionamento das usinas hidrelétricas, por exemplo.

4 - Genética e Biotecnologia: compreender os princípios básicos da genética, evolução e biotecnologia, DNA recombinante, organismos geneticamente modificados e transgênicos.

5 - Ecologia e Sustentabilidade: na Biologia, segundo o professor Sérgio Coraiola, do Colégio Marista Paranaense, as questões podem abordar o impacto ambiental das ações humanas. O professor Geraldo Cardoso Sobrinho, do Bom Jesus, cita o aumento da temperatura, a acidificação dos oceanos, a Lei de Resíduos Sólidos e a poluição da água e do solo. Nas questões de Química, problemas ambientais também podem aparecer. "Assuntos clássicos envolvendo a questão ambiental sempre são cobrados, como chuva ácida, aquecimento global, tratamento da água e destruição da camada de ozônio", diz o professor de Química Sidnei Christoff, do curso Acesso.

6 - Físico-Química: o professor Christoff também cita a Termoquímica, geralmente envolvendo cálculo de quantidade de calor liberada na queima de diferentes materiais. Outros assuntos recorrentes são Equilíbrio Químico e Eletroquímica.

7 - Química Orgânica: nas últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ficou evidente a inserção de questões de funções orgânicas, isomeria e reações químicas.

8 - Doenças: o professor Geraldo Cardoso Sobrinho, do curso Bom Jesus, conta que doenças como ebola e endemias brasileiras, como a malária e a esquistossomose, podem aparecer na prova.

9 - Hidrostática: parte da Física que estuda fluidos em repouso. O Teorema de Stevin e o princípio de Arquimedes são dois assuntos importantes nessa área.

10 - Fisiologia: o professor Cardoso Sobrinho cita a fisiologia humana relacionada à atividade física. O professor Sérgio Coraiola acrescenta a alimentação saudável, e a prática regular de atividades físicas.

Videoaulas

Vídeo: professor explica as reações orgânicas como eliminação, adição, substituição e oxidação

Vídeo: os temas matemáticos mais comuns na prova do Enem

Vídeo: veja como o Enem tem cobrado a interpretação de charges, tiras e propagandas nas questões de Língua Portuguesa

Vídeo: os golpes de Estado que traçaram a história do Brasil

Vídeo: o essencial sobre os ciclos da água e do nitrogênio

Vídeo: o essencial para caprichar na interpretação de texto

Vídeo: questões sobre desastres naturais sempre aparecem no Enem

Vídeo:para não tropeçar nas questões que envolvem gráficos

Vídeo: mecânica e eletricidade dominam questões de Física no Enem

Simulados

Simulado:Teste seus conhecimentos no simulado de Matemática

Simulado:teste seus conhecimentos em Ciências da Natureza

Simulado: teste seus conhecimentos em Ciências Humanas

Simulado: faça o teste e veja se está preparado para a prova de Linguagens

Dicas

Habilidade com a leitura ajuda na prova do Enem

Quem faz o Enem tem acesso facilitado a instituições privadas

Gráficos exigem habilidades extras

Confira exemplos comentados de como resolver questões com gráficos

Dez temas para a prova de matemática do Enem

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]