Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

Enem 2014

Dez temas fundamentais para a prova de Linguagens

Questões podem envolver textos literários, letras de música, charges e obras de arte

  • Gisele Barão, especial para a Gazeta do Povo
 |
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Dez temas fundamentais para a prova de Linguagens

Engana-se quem pensa que o conteúdo de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se resume a Português, Literatura e Língua Estrangeira. Na prova aplicada no segundo dia de exame, com questões de matemática e a redação, são também cobrados conteúdos de Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Em meio a questões gramaticais e análise de textos, o aluno pode se deparar com um quadro impressionista ou uma representação do corpo humano. Compreender as novas formas de comunicação também é importante. Uma análise crítica sobre o papel das redes sociais pode muito bem acompanhar aquele denso texto de apoio, tão comum no exame.

Essas outras linguagens, no entanto, não demandam muito conhecimento específico do aluno. Para acertar as questões, é fundamental entender a proposta de uma obra, por exemplo, e os métodos utilizados pelo autor para desenvolvê-la. Não raro, isso pode ser deduzido da análise da própria imagem apresentada no teste. Mas estar informado sobre assuntos atuais e sobre os temas de preferência do Enem facilita a compreensão das questões.

Segundo o professor de Língua Portuguesa Noslen Borges, do Colégio Marista Santa Maria, o exame prioriza assuntos nacionais. “Há muitos textos sobre o Brasil, a nossa realidade, temas voltados para a sociedade. O Enem tem um foco na política social”, diz.

A dica do professor se comprova nas competências exigidas para a prova no edital. Para Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, o documento cita nove competências. Entre elas, a capacidade de aplicar as tecnologias da informação e comunicação no cotidiano, considerando a função social desses sistemas, identificar a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade, relacionar o texto literário com o momento de sua produção e reconhecer valores sociais nas obras artísticas.

Estar informado sobre assuntos recentes é essencial também para as questões de língua estrangeira. Assim, o estudante pode se familiarizar com palavras comuns nesses temas, que podem aparecer na prova. Assistir a telejornais, ler jornais e revistas é uma das recomendações da professora de Inglês Maristela Rudeck Tassi, do curso Expoente.

Top 10 Linguagens

1. Variação linguística: é a diversidade da língua dentro do país, envolve as gírias, as diferenças dos grupos sociais e das situações. Nesse aspecto, é importante lembrar que não existe certo e errado, e sim modos de falar adequados para diferentes situações.

2. Treine com provas anteriores: Fazer provas anteriores do Enem é outra recomendação. Para a professora de Inglês Maristela Rudeck Tassi, do curso Expoente, é fundamental desenvolver uma capacidade de leitura rápida, eficaz e identificar a ideia central do texto. “As perguntas do Enem são longas. O aluno precisa ler com calma, pois às vezes a diferença está em um detalhe mínimo, uma palavra diferente”, diz.

3. Uso de vocabulário: identificar palavras que são sinônimos – saber como substituir uma palavra por outra em uma frase sem mudar o sentido.

4. Interpretação de charges, tiras e anúncios publicitários: linguagem verbal e não-verbal. Podem envolver assuntos atuais ou não.

5. Interpretação de obras de arte: saber qual é a técnica utilizada, se a linguagem é moderna ou antiga, e fazer a relação entre os quadros e poesias colocadas na mesma questão. Para o compositor e professor de Literatura Marcelo Brum-Lemos, do curso Bom Jesus, são frequentes artistas como Pablo Picasso, Tarsila do Amaral e Portinari. “Sempre caem coisas contemporâneas, e obras artísticas atuais não necessariamente conhecidas”, diz o professor.

6. Questões de interpretação: período composto e subordinado, uso da conjunção correta - se é adversativa, de oposição, de adição. Não se trata essencialmente de saber diferenciar conceitualmente, mas de identificar o sentido.

7. Obras de arte: Em um quadro, verifique as cores utilizadas e identifique o período de sua produção para entender o que o autor quis expressar.

8. Exercícios: Para educação física, compreenda a importância do exercício físico.

9 . Semana de 22: os artistas nacionais também são frequentes na prova “Sempre sai algo da Semana de 22”, conta o professor Lopes, do curso Expoente. Segundo o professor, os temas mais frequentes estão relacionados à arte contemporânea. Mesmo assim, não se pode deixar de lado as informações sobre as obras do passado. “Obras relacionadas à arte brasileira que realmente fazem uma crítica social, para fazer uma relação com a época de hoje”, diz Lopes.

10. Arte urbana: O professor Lopes, do curso Expoente, cita a arte urbana como uma das apostas nas últimas edições do Enem. “A arte sai do museu e vai para a rua”, diz. Nessa categoria, alguns exemplos são o grafitti e as instalações. O artista búlgaro Christo é uma das referências da arte contemporânea citadas pelo professor.

Confira o simulado com questões preparatórias para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Videoaulas

Vídeo: professor explica as reações orgânicas como eliminação, adição, substituição e oxidação

Vídeo: os temas matemáticos mais comuns na prova do Enem

Vídeo: veja como o Enem tem cobrado a interpretação de charges, tiras e propagandas nas questões de Língua Portuguesa

Vídeo: os golpes de Estado que traçaram a história do Brasil

Vídeo: o essencial sobre os ciclos da água e do nitrogênio

Vídeo: o essencial para caprichar na interpretação de texto

Vídeo: questões sobre desastres naturais sempre aparecem no Enem

Vídeo:para não tropeçar nas questões que envolvem gráficos

Vídeo: mecânica e eletricidade dominam questões de Física no Enem

Simulados

Simulado:Teste seus conhecimentos no simulado de Matemática

Simulado:teste seus conhecimentos em Ciências da Natureza

Simulado: teste seus conhecimentos em Ciências Humanas

Simulado: faça o teste e veja se está preparado para a prova de Linguagens

Dicas

Habilidade com a leitura ajuda na prova do Enem

Quem faz o Enem tem acesso facilitado a instituições privadas

Gráficos exigem habilidades extras

Confira exemplos comentados de como resolver questões com gráficos

Dez temas para a prova de matemática do Enem

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Educação

PUBLICIDADE