• Carregando...
 |
| Foto:

Dicas

Confira quais são alguns dos temas mais comuns nas provas de matemática do Enem. Muitos deles se relacionam e podem cair dois deles em uma mesma questão:

• Trigonometria: os problemas que envolvem triângulos retângulos e semelhança entre triângulos podem se relacionar com o dia a dia, para a medição de ângulos ou distâncias de alturas de prédios, rampas e canos, por exemplo.

• Geometria: envolve cálculos de área e volume de figuras, a partir de situações práticas. Segundo o professor Neusarth Moraes, do Colégio Dom Bosco, é comum que se peça para o aluno calcular a dimensão de terrenos e o volume de água em uma caixa d’água, por exemplo.

• Funções: além de relacionar com outras matérias, as funções também podem estar presentes com a matemática propriamente dita. Surge a partir da relação ou de uma comparação entre as grandezas. São comuns as funções tanto de primeiro quanto de segundo grau.

• Estatística: questões de estatística são as que mais comumente apresentam gráficos, com informações sobre renda e faixa etária, por exemplo. Segundo o professor Paulo Klauss, do curso Dynâmico, pode ser exigido do aluno o cálculo de média, variância, moda e desvio padrão.

• Logaritmo: os conteúdos podem estar relacionados com química, por exemplo, para medir o pH. Segundo o professor Lawrence Chiu, do curso Acesso, a potência, as contas exponenciais e cálculos relacionados à matemática financeira são frequentes.

• Porcentagem: a interpretação é essencial, uma vez que exige que o aluno entenda as relações porcentuais entre os elementos. Também usado para o cálculo de juros e de montantes, que também se relacionam à matemática financeira.

• Grandezas proporcionais: nesse tema é pedido ao aluno que resolva questões que envolvem elementos diretamente ou inversamente proporcionais. Em alguns casos podem até ser resolvidos com uma regra de 3 simples.

• Probabilidade: envolve uma situação-problema real em que o aluno deve calcular a probabilidade de que uma situação ocorra e qual a chance de uma pessoa ser escolhida entre várias, por exemplo.

• Análise combinatória: a análise combinatória é a quantidade de possibilidades em uma combinação. Segundo o professor do Expoente, Ulysses Bueno, pode-se pedir para o aluno calcular uma quantidade de algarismos ou números dentro de um universo. Está relacionado com probabilidade.

• Interpretação de informações: a interpretação de dados e recursos gráficos é muito exigida do aluno em quase todos os temas. A partir deles também podem ser pedido aos estudantes conteúdos como conversão de medidas, frações, escalas e raciocínio lógico em geral.

Quando se pensa em matemática no vestibular, logo vem à cabeça de qualquer aluno uma série de fórmulas e cálculos complexos e demorados. Mas, diferentemente de provas tradicionais, o Enem procura utilizar temas contextualizados e que façam sentido no cotidiano dos candidatos. "A prova do Enem tem a característica de observar se o aluno entende a aplicação da matemática dentro de contextos", afirma o professor de matemática do Curso Positivo, Adilson Longen.

O aluno que estuda para o Enem deve estar preparado para utilizar a interpretação para solucionar cada problema. "Um equívoco no entendimento pode comprometer a resolução da questão", define Neusarth Moraes, professor do Dom Bosco, que também ressalta a importância dos conhecimentos de matemática básica. Assim, a prova quase não apresenta cálculos muito complexos. Em muitas questões, o próprio enunciado já fornece a fórmula para o aluno. "Não basta saber matemática, tem que saber utilizá-la dentro de situações reais no dia a dia", explica o professor Paulo Klauss, do curso Dynâmico.

Entre os recursos mais utilizados na prova estão tabelas, mapas, infográficos e gráficos. Os gráficos podem ser usados de forma indireta, para a interpretação de informações em uma situação-problema, ou podem aparecer diretamente, como nas questões de estatísticas ou porcentagem. Saber interpretar esses dados costuma fazer a diferença. "Vale a pena ficar de olho em gráficos presentes em revistas e jornais para ir se familiarizando com o assunto", destaca Klauss.

Por causa dessa aplicação prática, a prova de matemática também pode apresentar a interdisciplinaridade. São questões que se relacionem com conteúdos de outras matérias, especialmente aquelas presentes na Prova de Ciências da Natureza, como biologia, química, física e geografia. "A prova do Enem não é apenas de matemática. Ela sempre está relacionada com outros assuntos. É comum que questões de genética estejam relacionadas com problemas de probabilidade, por exemplo", relata.

Já o professor Lawrence Chiu, do curso Acesso, ressalta que apesar da prova não apresentar um conteúdo tão extenso e aprofundado, o aluno também deve ter muita atenção na leitura. Com isso, o cuidado com o tempo deve ser redobrado, uma vez que, além da prova de matemática, o aluno fará a prova de português e a redação no mesmo dia. "O aluno tem que ter essa facilidade para responder rapidamente e marcar no gabarito", afirma.Videoaulas

Vídeo: professor explica as reações orgânicas como eliminação, adição, substituição e oxidação

Vídeo: os temas matemáticos mais comuns na prova do Enem

Vídeo: veja como o Enem tem cobrado a interpretação de charges, tiras e propagandas nas questões de Língua Portuguesa

Vídeo: os golpes de Estado que traçaram a história do Brasil

Vídeo: o essencial sobre os ciclos da água e do nitrogênio

Vídeo: o essencial para caprichar na interpretação de texto

Vídeo: questões sobre desastres naturais sempre aparecem no Enem

Vídeo:para não tropeçar nas questões que envolvem gráficos

Vídeo: mecânica e eletricidade dominam questões de Física no Enem

Simulados

Simulado:Teste seus conhecimentos no simulado de Matemática

Simulado:teste seus conhecimentos em Ciências da Natureza

Simulado: teste seus conhecimentos em Ciências Humanas

Simulado: faça o teste e veja se está preparado para a prova de Linguagens

Dicas

Habilidade com a leitura ajuda na prova do Enem

Quem faz o Enem tem acesso facilitado a instituições privadas

Gráficos exigem habilidades extras

Confira exemplos comentados de como resolver questões com gráficos

Dez temas para a prova de matemática do Enem

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]