• Carregando...
Cerimônia de formatura no St. John's Graduate Institute. | Reprodução/Facebook.
Cerimônia de formatura no St. John's Graduate Institute.| Foto: Reprodução/Facebook.

Muitos adultos descobrem que sua educação de ensino superior forneceu pouco material para a vida intelectual, criativa ou espiritual real. O St. John's Graduate Institute, enfatizando Grandes Obras e debates, fornece um modelo inestimável para educar adultos com objetivos não profissionais e que informam para objetivos de vida.

Há cerca de um ano e meio, saí do meu primeiro seminário de pós-graduação na St. John's College, sentindo-me absolutamente nervosa. A aula consistiu em um grande grupo de estudantes, alguns fora da faculdade e outros muito mais velhos, lutando para entender o Gênesis. Não lemos literatura secundária nem ouvimos palestras. Os dois professores, chamados de tutores, não deram respostas ou interpretações orientadoras na conversa; eles fizeram perguntas e comentaram pensativamente, mas não de maneira autorizada. Saí com a minha cabeça rodando com mais perguntas do que respostas. Esta estranha mistura de exaltação e frustração foi a norma para as minhas aulas de pós-graduação, até minha formatura. No entanto, posso dizer com confiança: foi a educação mais importante da minha vida. 

As pessoas dificilmente acreditam nisso, especialmente quando descobrem que frequentei uma universidade da Ivy League. Minha educação de ensino superior foi certamente emocionante e desafiadora, e aprendi muitas coisas maravilhosas. Mas, mesmo antes de me formar, fiquei acentuadamente consciente de que faltava algo. Faltava uma educação coerente que pudesse falar sobre o tipo de pessoa que eu queria ser e sobre o tipo de vida intelectual que desejava ter. 

Quando cheguei em St. John's, descobri que não estava sozinha: muitos adultos, incluindo os bem sucedidos, descobriram que sua educação foi insuficiente para as questões e aspirações da vida adulta madura. Infelizmente, a conversa sobre o ensino superior hoje está tão centrada no presente e no futuro da educação para jovens de dezoito a vinte e dois anos, não para ajudar os adultos já graduados que esse sistema educacional não conseguiu educar de fato. 

Aqueles que se preocupam com o futuro das artes liberais devem reconhecer e alcançar essa população de adultos com formação universitária. Grandes mudanças poderiam ser feitas na cultura, oferecendo uma educação para os “já educados”. Ao contrário de muitos jovens de dezoito anos (e seus pais), essa população adulta pode ser mais receptiva e enriquecida por uma educação liberal – uma que é buscada por iniciativa própria. O St. John's Graduate Institute, com um dos únicos programas de pós-graduação que atende essa necessidade, fornece um modelo inestimável não só do conteúdo, mas também de métodos para uma floração de programas de artes liberais para adultos. 

O objetivo da educação 

Li em um livro recente, The Power of Meaning, de Emily Esfahani Smith, que 86% dos estudantes de primeiro ano da faculdade no final dos anos 60 identificaram “desenvolver uma filosofia de vida significativa” como um objetivo de vida “essencial” ou “muito importante”. Isso de acordo com os dados da pesquisa American Freshman, que mais tarde (na década de 2000) relatou que a maioria dos estudantes de primeiro ano considerou a faculdade como um meio de alcançar sucesso financeiro, ao invés de uma vida significativa.

Esta crise de significado pode não ser sentida por muitos estudantes universitários, mas conheci e observei muitos graduados que, mais cedo ou mais tarde, começaram a perceber que sua educação não forneceu material para a vida intelectual, criativa ou espiritual real. Eles têm pouca exposição em primeira mão à tradição que forma a cultura ocidental ou a nação de que fazem parte, e nenhum hábito intelectual ou comunidade intelectual para corrigir sua ignorância. 

Ouvi muitas queixas de muitos dos meus colegas de classe, de idades entre vinte e dois a oitenta anos, de todas as inclinações políticas e religiosas, e de profissões tão diversas como artistas, farmacêuticos, oficiais militares, carpinteiros e donas de casa. 

A crise que esses adultos experimentaram foi antecipada por Scott Buchanan, o arquiteto do atual programa de St. John, famoso pela oferta de um único diploma em artes liberais e pelo currículo de Grandes Obras. Em um artigo publicado por Buchanan no jornal dos ex-alunos da Amherst College em 1938 (ano em que o novo programa foi instituído), ele compara a finalidade ou o benefício de uma educação de artes liberais com a do novo sistema de especialização eletiva. Segundo Buchanan, “os fins da educação liberal são as virtudes que tornam o pensamento e a ação humana bons o suficiente para serem críticos, livres e heroicos”. 

Por outro lado, o novo sistema de especialização eletiva, que fragmentou as disciplinas tradicionais, tem como finalidade “personagens, personalidades e treinamentos” escolhidos de acordo com “interesse, talento e aptidão para o mundo moderno”. Ele descreve a “escolha livre do estudante” como algo não gratuito: 

“Ele recebeu potes de cola para consertar coisas, cursos de orientação, cursos de honras, exames abrangentes, diplomas e habilitações, mas estes se tornaram nomes comerciais para produtos não sintetizados de suas artes intelectuais. Suas escolhas não foram decisões, porque não houve alternativas verdadeiras, e sua liberdade foi vazia, porque suas ferramentas não ficarão unidas o tempo suficiente para ele usá-las.” 

O diagnóstico de Buchanan da situação é tão verdadeiro quanto, se não mais verdadeiro que, os programas de artes liberais débeis de hoje, dos quais muitas pessoas como eu emergem com currículos interessantes e muitas oportunidades, mas sem o enraizamento de uma educação profunda e coerente. 

Suspeito e espero que, se a educação liberal fosse disponibilizada no nível de graduação e publicamente promovida, as pessoas reconheceriam o que estava faltando o tempo todo. Muitos dos meus colegas de classe não estavam conscientes de seus próprios desejos por uma educação liberal até ouvirem o programa de St. John’s, e isso chamou a atenção deles. Se esses programas se expandirem, mais pessoas poderão considerá-los como opções viáveis e valiosas. 

As Grandes Obras: aptas a educar os adultos 

Essa mudança de foco para os alunos mais velhos precisaria se adaptar às demandas de estilo de vida dos adultos e dos pais que trabalham. Talvez a parte mais importante, qualquer currículo para a educação liberal para adultos deve ser adequado para estudantes cujos objetivos são não profissionais e informam para a vida em vez de oferecer treinamento ou orientação para a pesquisa. Em ambos os aspectos, St. John's oferece um modelo convincente em seu currículo fixo que enfatiza textos primários e aprendizagem baseada em discussão. 

Ao contrário de outros programas de pós-graduação nas artes liberais, o Instituto de Pós-Graduação de St. John’s tem um currículo definido, em vez de um menu variável de cursos eletivos, exigindo que todos os alunos trabalhem – e os professores ensinem – quase todos os mesmos textos em filosofia, teologia, literatura, política, matemática, ciência e história. Depois de quatro semestres, esses estudantes e trabalhadores ocupados leram nomes como Homero, Aristóteles, Euclides, Aquinas, Bacon, Rousseau e Eliot. 

Este currículo é a principal razão pela qual os estudantes de pós-graduação estão em St. John's. Por quê? Como esses alunos desejam uma vida intelectual verdadeiramente alfabetizada, caracterizada por um envolvimento contínuo com livros desafiadores que lhes concedem acesso à nossa grande tradição de pensamento e imaginação. O currículo fixo garante que eles terão que ler livros (e poemas) que sobreviveram ao teste do tempo e foram cuidadosamente escolhidos como representantes dessa tradição. Eles não querem uma educação que atenda seus interesses; eles desejam uma educação que os molda. 

Ensino superior no inferno //bit.ly/2DVZInp

Publicado por Ideias em Domingo, 21 de janeiro de 2018

Aporia: Sobre a importância de se perder 

Todavia, tão importantes quanto os textos que são ensinados, é como eles são ensinados. Enquanto outros programas podem oferecer cursos sobre esses textos, poucos aceitam ou imitam o elemento mais controverso da abordagem de St. John’s: evitar a contextualização, interpretação acadêmica ou explicação professoral. Este método tem suas limitações e desvantagens, é claro. No entanto, cheguei a ver uma verdadeira sabedoria por trás disso, especialmente quando se trata de educar adultos com objetivos não profissionais. 

A principal justificativa da faculdade para este modo de envolvimento direto é que os livros escolhidos para leitura são expressões de pensamento excepcionalmente claras, imaginativas e autossuficientes, o que não é fácil. No entanto, se eles precisassem ser decodificados ou explicados para leitores inteligentes, eles provavelmente não seriam tão influentes quanto são. A faculdade pensa que é melhor esperar que os alunos sejam leitores inteligentes e orientá-los a cumprir esse padrão, do que assumir o contrário. Para o leigo intelectual como eu, esse tipo de leitura é uma preparação mais realista para a minha vida mental: grandes trabalhos estão abertos a minha análise, interpretação e proveito, nem sempre necessitando de ajuda de opiniões orientadas ou pesquisas acadêmicas. 

Sem dúvida, este modo de engajamento direto pode ser muito difícil e pode levar a confusão e desconforto. Muitas vezes, foi em meus próprios momentos de desorientação que eu mais desejava que meus professores chegassem e me explicassem as coisas. No entanto, eles raramente faziam isso, confiando fundamentalmente que a confusão era, na verdade, boa para mim. Com base em textos como o Meno de Platão, a pedagogia do colégio defende que a aporia – que significa algo como “estar sem passagem”, “falta de recursos” ou “perplexidade” – é necessária para aprender. De acordo com Sócrates, aporia é o meio para descobrir o que você não conhece, para que eventualmente chegue ao conhecimento. Do mesmo modo, Aristóteles, em sua Metafísica, enfatiza o papel da aporia na indagação, afirmando que aqueles que não chegam a uma questão intransitável são como aqueles que “ignoram de que maneira precisam caminhar”. 

A faculdade traz deliberadamente os alunos para os textos sem recursos, para que eles experimentem a desorientação de não saber nem entender. Os tutores ajudam os alunos a identificar suas questões – as direções em que precisam caminhar – e, muitas vezes, os acompanham ao longo do caminho para buscar respostas, mas não estabelecem a jornada para eles. 

Vejo pelo menos dois hábitos significativos, ao longo da vida, que essas experiências de aporia ajudam a desenvolver. Um é a contemplação, na qual uma pessoa pode prestar atenção constante aos mistérios profundos – questões além da utilidade, relevância imediata, prova científica ou respostas rápidas. O segundo é uma curiosidade e abertura intelectuais que não se opõem a coisas que são desconhecidas ou desafiam o que já conhece. 

Ler e escutar com empatia 

Outra razão para o foco no “texto em si” é o desejo de não descartar as verdades atemporais ou o desafio dos textos ao historicizá-los demais. Se esta educação é genuinamente para responder à busca das pessoas pela verdade e significado, então os textos devem ser relevantes para o presente e para o passado. Este princípio exige empatia – isto é, um desejo genuíno de entender esses textos dentro do pensamento que eles expressam. Nas minhas aulas, o cinismo ou a crítica irracional sempre foi cortado rapidamente pelos tutores ou outros estudantes. A autenticidade da conversa que resultou deixou de lado a autoconsciência das palavras-chave contemporâneas, das ideologias e da correção política. No lugar de responder com indignação ou desrespeito a ideias que, na maioria das outras configurações acadêmicas, seriam imediatamente rotuladas como uma forma de fanatismo ou tratadas como artefatos históricos, tentamos compreendê-las e dar-lhes a atenção que mereciam. 

As mesmas regras de empatia aplicam-se à conversa entre os alunos. O respeito é mostrado pela escuta, questionamento pensativo e falta de cinismo ou descortesia. É reforçada por manter os comentários limitados ao material que todos lemos em sala de aula ou no programa em geral, de modo que a postura intelectual sob a forma de citação acadêmica, referências a textos e professores-papagaios que são comuns em muitos ambientes acadêmicos geralmente estão ausentes. Para estudantes que vêm de uma ampla gama de origens acadêmicas e profissionais, esse tipo de “nivelamento” é crucial. 

Quando essas condições são atendidas, uma boa discussão em St. John's é realmente maravilhosa. Os alunos, sob a orientação de um tutor, ajudam-se mutuamente a elucidar o texto de uma forma desafiadora e revigorante. Essas discussões são informadas por uma visão de aprendizagem ao longo da vida que exige fundamentalmente o envolvimento de outras pessoas. Eles promovem uma habilidade e uma preferência para abrir suas próprias atividades intelectuais para a contribuição dos outros, como os alunos aprendem a ser gratos mesmo àqueles com quem eles não concordam e empurrá-los para o caminho da verdade. Esses hábitos são propícios não apenas a uma vida intelectual saudável, mas a amizades frutíferas e duradouras. 

Assim, o Instituto de Pós-Graduação melhora seus alunos como pessoas, não apenas como estudiosos ou profissionais. Esta educação ajuda-os a florescer de modos que a maturidade educada e adulta deve envolver: razoabilidade e articulação, alfabetização real enraizada na tradição e hábitos intelectuais significativos para toda a vida que enriquecem e se enriquecem com a amizade. Estes são benefícios não só para o indivíduo, mas para a cultura em geral. No entanto, nossa sociedade parece ter escassez deles, e sua perda parece coincidir com o desvanecimento da verdadeira educação liberal.

Ao invés de se lamentar pela oportunidade perdida de muitos adultos por essa educação durante seus anos de graduação, devemos apoiar mais programas como o Instituto de Pós-Graduação que proporcionam outra chance. E, tendo experimentado os frutos das artes liberais, esses adultos podem ajudar a preservá-los para as gerações futuras, especialmente seus próprios filhos. 

Eva Marie Haine recebeu sua titulação de Mestre pela St. John’s College em maio de 2017 e ocupou a posição Junior Bradley Fellow no Witherspoon Institute em 2016 e 2017. Escreve em www.outoflivingbooks.com

Publicado em português com permissão. Original em Educating the Educated: The Why and How of Liberal Education for Adults.

Tradução: Andressa Muniz

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]