• Carregando...

A poucos dias do Enem, cerca de 30% do total de estudantes inscritos ainda não acessaram, via internet, o cartão de confirmação de participação no exame. Dados do MEC (Ministério da Educação) divulgados nesta sexta-feira (16) apontam que, de 7.746.307 alunos inscritos, 2.174.816 ainda não acessaram o sistema.

Para esta edição do Enem, que ocorre nos dias 24 e 25 de outubro, os cartões estão disponíveis apenas pela internet. Em edições anteriores eles eram enviados pelos Correios.

O cartão apresenta os dados do participante, além de data, hora e local de realização das provas. O documento também confirma a opção de língua estrangeira selecionada pelo candidato para a prova.

“Além de confirmar, o estudante deve imprimir com antecedência o cartão, e colocá-lo junto com o documento de identidade e caneta preta transparente. Mesmo que tenha confirmado online, ele precisa imprimir o cartão para ter o endereço do local de prova”, recomenda o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Enem

Confira a página especial com dicas, testes e informações sobre o Enem.

Segundo o ministro, o exame terá reforço nos procedimentos de segurança. Neste ano, de acordo com o MEC, será adotado um intervalo de 30 minutos entre o início das provas e o fechamento dos portões, que ocorre às 13h do horário de Brasília (candidatos, porém, já terão acesso aos locais de prova a partir das 12h).

Durante esse intervalo, será feita a verificação dos documentos e a passagem por detectores de metal, que estarão disponíveis tanto nas salas de aula quanto nos banheiros.

Equipes do Inep, instituto do MEC, também farão um monitoramento das redes sociais para evitar fraudes, como ocorreu em provas anteriores.

É proibido tirar fotos, usar calculadoras, celulares e outros dispositivos eletrônicos durante as provas, sob pena de eliminação do exame. Estudantes que levarem celulares devem deixá-los desligados e guardar nos locais indicados pela equipe de aplicação antes do início da prova.

Logística

Antes de chegar ao aluno, no entanto, as provas também terão uma logística especial de distribuição até chegarem aos locais de aplicação do exame. Somadas, as distâncias que devem ser percorridas nesta etapa atingem 326 mil km.

Dicas e notas úteis para o candidato

Nesta coluna, o novo horário de início da prova, o Enem para estudantes privados de liberdade e estratégias para não perder tempo

Leia a matéria completa

Haverá um monitoramento das rotas e da aplicação das provas por meio de 12 centros de controle federais e outros espalhados nos Estados. Os malotes terão lacre eletrônico, para evitar o acesso à prova antes do horário previsto. Ao todo, 915.290 pessoas farão parte das equipes de aplicação da prova.

Ainda segundo o MEC, a pasta ampliou o cruzamento de dados de todos os participantes e equipes para identificar possíveis riscos de fraudes. “Tivemos no passado tentativas [de fraude]. Tentem e serão pegos, e pagarão por isso”, afirma Mercadante.

Ainda segundo o ministro, o governo estima ter economizado R$ 46 milhões com mudanças como o aumento do número de alunos por sala -de 36, passam a 40 e redução de despesas postais e de impressão, por meio da disponibilidade do cartão de confirmação via internet.

Dados

Os participantes farão quatro provadas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação.

Dos 7,7 milhões de inscritos para o Enem deste ano, 58% são mulheres, e 42%, homens. A maioria tem entre 18 e 30 anos.

Entre os participantes, 84.557 devem precisar de atendimento específico, como gestantes, idosos e pessoas que guardam os sábados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]