• Carregando...

Uma discreta mudança no edital do Enem de 2015, referente aos horários de aplicação, deve incomodar os estudantes mais ansiosos. Os portões seguem abrindo ao meio-dia e fechando às 13 horas, mas ao invés da prova começar logo após o fechamento dos portões, o estudante terá de esperar mais meia hora para começar a preencher o caderno de provas.

De acordo com coordenador pedagógico do curso Dom Bosco, César Greca, a medida é benéfica se os estudantes conseguirem controlar os nervos. “Agora, o estudante terá um tempo melhor para almoçar e fazer uma digestão mais adequada. Naturalmente, existe o fator de ter uma prova longa pela frente, o ano inteiro de estudo e dedicação. Mas o que pode complicar mesmo é o candidato não fazer um bom planejamento de horários e chegar em cima da hora.”

Greca se refere aos cuidados logísticos que o candidato deve ter com o trajeto até o local de prova. “ Quem vai de ônibus, precisa conferir os horários com antecedência. Aqueles que irão de carro devem pensar se o caminho é potencialmente problemático ou sofre com engarrafamentos. Se o participante já chega no local de prova com um nível de estresse alto, provavelmente essa espera de trinta minutos poderá deixá-lo ainda mais agitado”, diz.

O Inep alega que o tempo extra será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas não sofreu alteração. O Enem será aplicado em 1.714 municípios brasileiros, somando cerca de 18,9 mil locais de prova. Ao todo, 850 mil colaboradores estarão envolvidos nos dois dias de exames, entre coordenadores, chefes de salas, fiscais e agentes de segurança pública.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]