• Carregando...
Estudantes podem conseguir bolsas de estudos e ingressar em cursos técnicos por meio da prova. | Antônio More/Gazeta do Povo
Estudantes podem conseguir bolsas de estudos e ingressar em cursos técnicos por meio da prova.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Desde seu surgimento, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem se transformado no caminho mais seguro para garantir uma vaga na universidade. Entretanto, a nota do exame não serve somente para dar este passo, mas também garante outras oportunidades para quem atinge uma boa pontuação.

Listamos alguns dos caminhos que o participante pode seguir depois de receber o seu resultado na edição de 2016. É importante lembrar que, em todos os casos, os interessados não podem ter zerado a redação do Enem e, em alguns processos seletivos, é necessário ter média superior a 450 pontos.

Sisu

A entrada em uma universidade pública é sempre uma das possibilidades mais procuradas por quem participa do Enem. Com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), muitas instituições fizeram a troca do vestibular pelo exame nacional. Algumas das universidades que ainda não fizeram a mudança total separam um percentual de vagas para o Sisu. No primeiro semestre de 2016 foram ofertadas 228 mil vagas em instituições de todo o país.

Além de servir como substituto do tradicional vestibular, o Enem também foi adotado como um complemento da nota em muitas universidades públicas. Nestes casos, o vestibular é aplicado, mas a pontuação do Enem influencia na nota final do candidato.

Universidades Particulares

As instituições públicas não são as únicas a adotar o Enem como substituto das provas de vestibular. Seguindo o mesmo exemplo, muitas faculdades e universidades particulares utilizam um sistema semelhante. Nestes casos, a seleção do aluno não é feita pelo Sisu, mas por mecanismos próprios que também usam a nota da prova para convocar os candidatos.

Prouni

Outra alternativa para entrar no ensino superior e que também faz a troca do vestibular pelo Enem é a seleção de bolsistas em universidades particulares. Conhecido como Prouni, o sistema disponibiliza bolsas integrais e parciais para os interessados, levando sempre em conta as médias obtidas no exame. Na primeira edição de 2016, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou pouco mais de 203 mil bolsas de 50% e 100% da mensalidade.

Para participar do Prouni é preciso ficar atento às exigências de documentação e comprovação de renda, já que os candidatos precisam se enquadrar nos parâmetros definidos pelo MEC.

Fies

A nota do Enem também pode se tornar uma saída para quem entrou em uma universidade particular e quer optar por um financiamento estudantil. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do MEC, é um sistema que seleciona os candidatos utilizando as médias obtidas no Enem. Assim como no Prouni, os interessados também precisam prestar atenção em critérios como notas mínimas e renda familiar.

Ciências sem Fronteiras

Ainda no campo do ensino superior, o Enem abre caminhos para quem pretende estudar fora do país. O Programa Ciências Sem Fronteiras também tem como requisito fundamental a nota no Enem. Além da pontuação, os candidatos interessados devem ficar de olho na documentação, prazo e exigências para cada modalidade oferecida pelo programa. O Ciências Sem Fronteiras tem sofrido com cortes de verbas este ano, mas ainda segue como uma opção para os participantes do exame.

Conclusão do Ensino Médio

Uma das oportunidades mais recentes para quem presta o Enem é a possibilidade de usar a nota para conclusão do Ensino Médio. Quem tem mais de 18 anos e não concluiu o Ensino Médio pode conseguir o diploma por meio da média obtida no exame. O certificado de conclusão será emitido pelas instituições listadas pelo MEC, disponíveis no edital do Enem 2016. Neste caso, o estudante precisa ter obtido pontuação superior a 450.

Sisutec

Para quem pretende seguir o caminho dos cursos técnicos e profissionalizantes: o Sistema de Seleção Unificada de Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) também utiliza o Enem, em um mecanismo semelhante ao Sisu. Também exige do candidato uma nota mínima de 450 pontos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]