• Carregando...
Consulta pública | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Consulta pública| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

As notas das provas do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgadas nesta quarta-feira (18) pelo Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação. O órgão também informou que a partir do ano que vem, o exame não poderá mais ser utilizado para certificação de conclusão do ensino médio.

RESULTADO: Veja as notas no site do Inep

VÍDEO: Entenda o cálculo da nota do Enem

SISU: Inscrições começam no dia 24 de janeiro

Para ter acesso às notas, o estudante precisa digitar CPF e senha no site . Os participantes da avaliação podem verificar o desempenho em cada uma das quatro provas – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática e da redação, que teve como tema a intolerância religiosa no Brasil, na sua primeira aplicação, e o racismo, na segunda.

As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os candidatos com mais de 18 anos podem ainda usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

LEIA TAMBÉM: 5 escolas do Paraná aparecem entre as 200 melhores no Enem de 2015

Mais de 6 milhões de candidatos fizeram o Enem 2016. Destes, 5,8 milhões realizaram as provas na primeira edição, nos dias 5 e 6 de novembro, e 273 mil na segunda edição, que ocorreu nos dias 3 e 4 de dezembro. Outros 53 mil participaram do exame em 13 e 14 de dezembro, datas voltadas para as pessoas privadas de liberdade.

Consulta pública

O Ministério da Educação abriu uma consulta pública, até 10 de fevereiro, para saber a opinião da população sobre o Enem. No total, são apenas três perguntas: se o exame deve permanecer em dois dias; caso positivo, em quais dias e se a aplicação poderia ser realizada on-line.

Para participar, acesse o site do Inep.

Redação

Na prova de redação, a maior parte dos participantes (1.987.251) conseguiu notas entre 501 e 600. Apenas 77 conseguiram nota mil. A nota zero ou a anulação da prova foi para 291.806 estudantes. Das anuladas, a maioria (206.127) resultou de não comparecimento ao segundo dia ou apresentação da redação em branco. Das redações que tiraram zero, os principais motivos foram fuga ao tema (46.874), parte desconectada (13.276), cópia de texto motivador (8.325), texto insuficiente (7.348) e não atendimento ao tipo textual (3.615). Por ferirem os direitos humanos, foram anuladas 4.798 redações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]