• Carregando...

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrem nos dias 24 e 25 de outubro. A nota obtida pelo candidato pode ser usada para obtenção de vagas em universidades públicas, bolsas de estudo, financiamento de cursos em instituições privadas e até para conclusão do ensino médio.

7.746.057

é o número de candidatos que se inscreveram para fazer o Enem em 2015. O número é 11% menor do que o registrado em 2014.

Com o projeto Enem a toda prova, a Gazeta do Povo ajuda o estudante a conquistar um bom resultado no exame. Acompanhe as dicas de estudo aqui na Coluna do Enem e acesse nossa página no site do jornal. Toda semana publicaremos textos e videoaulas úteis para quem quer arrasar nas questões.

Largada

Saber o que já caiu em provas anteriores é o primeiro passo para alcançar um bom desempenho na prova. No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é possível encontrar todas as provas, desde 1998, ano de criação do Exame, até 2014. Dá para passar um bom tempo resolvendo as questões: http://portal.inep.gov.br.

Ordem aleatória

Para quem prefere não seguir uma ordem cronológica a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) oferece um banco de dados com as perguntas dos testes de 2009 até hoje. O candidato se inscreve na plataforma e pode responder as perguntas em ordem indefinida ou selecionar as áreas de interesse.

O sistema até cria testes personalizados e possibilita uma avaliação ampla do nível de conhecimentos do participante: http://www.ebc.com.br/educacao/questoesenem

Efemérides

2015 marca importantes efemérides nacionais – datas memoráveis ou cíclicas –, que são usadas com frequência nas questões do Enem. Dos 10 anos do assassinato de Jean Charles por policiais britânicos aos 40 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog (foto), na ditadura militar, a temática dos direitos humanos é recorrente.

A morte do jornalista Vladimir Herzog completa 40 anos em 2015 e pode ser tema de questão.

“Esse eixo é considerado de extrema importância para os elaboradores da prova. É fundamental ficar atento, ler, se informar sobre os desdobramentos da história no mundo contemporâneo. É uma prova que converge conhecimentos”, avalia Wellington Borges Costa, o Wella, professor de Português do Positivo.

QUESTÃO: Ciências Humanas e suas tecnologias

Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais do que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira. VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado).

Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:

A) Isonomia — igualdade de tratamento aos cidadãos.

B) Transparência — acesso às informações governamentais.

C) Tripartição — separação entre os poderes políticos estatais.

D) Equiparação — igualdade de gênero na participação política.

E) Elegibilidade — permissão para candidatura aos cargos públicos.

Alternativa correta: A

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]