• Carregando...
Henrique Gropp com os pais Elisa e Fernando: mesmo na lista de espera, por pouco o menino não perdeu a vaga na escola desejada | Hugo Harada / Gazeta do Povo
Henrique Gropp com os pais Elisa e Fernando: mesmo na lista de espera, por pouco o menino não perdeu a vaga na escola desejada| Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo

Rede pública

Dez mil crianças estão na lista de espera por uma vaga

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba atendem 43 mil crianças de até 5 anos e mantêm uma lista de espera com 10 mil crianças na mesma faixa etária. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, está prevista a criação de 34 novos centros para suprir parte da demanda até 2016, ano limite para municípios e estados garantirem a inclusão de crianças entre os 4 e 17 anos na escola pública – segundo a Lei nº 12.796, sancionada em 4 de abril deste ano. A secretária de Educação de Curitiba, Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, afirma que as novas unidades devem garantir pelo menos 7 mil novas vagas.

  • Loana e Winston Valiati com as filhas Catarina (à esq.) e Valentina: lista de espera com mais de 450 nomes

Depois de passar dias avaliando diferentes escolas e de chegar à difícil decisão sobre em qual instituição matricular a criança, alguns pais ainda têm de enfrentar o desafio de conseguir uma vaga para o filho no colégio de preferência. Daí surge a reserva de vaga antecipada, que quase sempre passa antes por uma lista de espera.

"Diversas variáveis estão em jogo e influenciam na escolha [da escola]. Os pais consideram a proximidade geográfica, a segurança do entorno, a filosofia da instituição, as atividades extracurriculares oferecidas e o período em que o aluno pode permanecer na escola [regular ou integral]. Por isso, para garantir a sua escolha, alguns optam por fazer uma reserva antecipada no ensino particular", comenta a diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano. Ela ressalta que a prática não é ilegal e é definida pela lei da oferta e da procura.

Lista

Foram alguns dos motivos citados por Claudia que levaram os médicos Winston Leonar Valiati e Loana Heuko Valiati, pais de Catarina, 5 anos, e de Valentina, 7 anos, a entrarem em uma lista de espera com mais de 450 nomes. "Visitamos a nova escola e achamos que ela tinha tudo que sempre esperamos de um colégio, inclusive o ensino bilíngue. E, apesar do grande número de crianças em espera, em uma semana já fui chamada para fazer a pré-matrícula das minhas filhas para 2014", relata Loana, aliviada por ter conseguido as tão sonhadas vagas.

Motivação

Algumas escolas já têm lista de espera para matrículas em 2014 e até 2015. O Colégio Positivo Internacional, por exemplo, que teve em 2013 seu primeiro ano de funcionamento, tem praticamente todas as vagas preenchidas para o próximo ano letivo. O presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR), Jacir Venturi, explica que são poucas as escolas que mantêm uma lista de espera. De acordo com ele, essa listas se aplicam apenas à educação infantil e às séries iniciais do ensino fundamental.

"Mas não porque faltem vagas, e sim porque, como recomenda o Ministério da Educação, as turmas de educação infantil são menores, com no máximo 15 alunos, há espaços especiais e um número de professores maior por estudante", diz Venturi.

Outro ponto que motiva a procura antecipada por vagas é a oferta de período integral, serviço que nem todas as escolas oferecem. "Muitos pais precisam que a criança fique integralmente na escola ou, quando optam pelo ensino regular, o turno da tarde é o mais procurado", frisa o presidente do Sinepe-PR.

Risco

A confiança nas listas de espera, contudo, deve ser limitada, pois ter o nome do filho nela não garante uma chance real de matrícula e a criança pode acabar sem vaga alguma. Foi o que quase aconteceu com Henrique Gropp, 6 anos. Os pais de Henrique, a relações públicas Elisa Ramirez e o gerente comercial Fernando Gropp, decidiram mudar o filho de escola. Em julho do ano passado, entraram em uma lista de espera de outro colégio.

"Eu não sabia que era tão difícil. Fiquei sete meses esperando e quase perdi a vaga. Só consegui porque resolvi ligar em fevereiro deste ano, perguntando. Peguei a última vaga disponível", conta Elisa.

34 novos Centros Municipais de Educação Infantil devem ser construídos até 2016 para suprir a demanda por vagas para as crianças de até cinco anos, de acordo com a prefeitura de Curitiba.

2016

É o ano limite para municípios e estados garantirem a inclusão de crianças entre os 4 e 17 anos na escola pública.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]